Melhores marcas de ar condicionado inverter

Conhecer quais são as melhores marcas de ar-condicionado inverter ajuda a ter um direcionamento na hora de escolher qual é o equipamento ideal para você. Afinal de contas, com o significativo aumento da temperatura nos últimos anos, apenas um bom ar-condicionado é capaz de proporcionar um conforto térmico em dias de verão.

Compartilhe este conteúdo

lg dual inverter voice​

Conhecer quais são as melhores marcas de ar-condicionado inverter ajuda a ter um direcionamento na hora de escolher qual é o equipamento ideal para você. Afinal de contas, com o significativo aumento da temperatura nos últimos anos, apenas um bom ar-condicionado é capaz de proporcionar um conforto térmico em dias de verão.

Sendo assim, criamos este artigo que apresenta quais são as melhores marcas de ar-condicionado inverter, com o objetivo de esclarecer as suas possíveis dúvidas a respeito desse equipamento.

Aqui, você encontra os melhores modelos de ar-condicionado do tipo inverter disponíveis no mercado, além de dicas de potência, eficiência energética, manutenção, limpeza, entre outros. Venha ver!

Confira a lista dos 5 melhores ares-condicionados inverter!

Os ares-condicionados inverter são aparelhos bastante procurados devido a sua performance econômica. Isso porque, ele funciona de forma contínua, sem precisar ligar e desligar durante o seu funcionamento, para manter a temperatura desejada.

Ou seja, o seu funcionamento contínuo faz com que consumo de energia se mantenha econômico, já que o que consome bastante energia é o constante liga e desliga presente em equipamentos de ares-condicionados convencionais, que não apresentam a função inverter.

Para que você possa ficar por dentro das melhores marcas de ar-condicionado inverter, criamos uma lista que apresenta os 5 melhores ares-condicionados do mercado. Confira a seguir! 

Qual o melhor ar-condicionado inverter?

O melhor ar-condicionado inverter é aquele que responde aos seus requisitos. Ou seja, para encontrar o equipamento ideal para você, é preciso ter em mente quais são as suas necessidades.

As melhores marcas de ar-condicionado inverter proporcionam uma excelente conectividade. Nesse contexto, se para você é importante ter um aparelho altamente tecnológico, vale a pena investir em um ar-condicionado de alta conectividade.

Outro ponto que é levado muito em consideração na hora de adquirir um aparelho novo de ar-condicionado é o seu custo-benefício, já que as pessoas querem um equipamento que cubra as suas necessidades, a um preço justo.

A seguir, veja quais são os 5 melhores ar-condicionado do tipo inverter disponíveis no mercado:

1. Ar-Condicionado Split LG Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h: o mais econômico

Sabemos que o ar-condicionado pode elevar a conta de energia um pouco além do desejado. Por essa razão, se um dos seus principais requisitos para comprar um aparelho é ter uma boa economia, precisa conhecer o Split Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h da LG.

Ele possui o Selo Procel do tipo A, que significa que esse é um produto bastante econômico, além de vir munido com a tecnologia inverter, que faz o ar-condicionado funcionar de forma contínua, evitando um alto consumo elétrico.

Outro ponto que chama a atenção nesse equipamento é a sua alta conectividade. O usuário consegue monitorar e controlar o seu ar-condicionado de onde estiver, usando o app LG ThinQ.

É possível conversar com o Split Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h por meio de comandos de voz, usando comandos simples e direto, como ligar e desligar o ar-condicionado e ajustar a temperatura para o grau desejado.

Com relação ao seu funcionamento, ele oferece uma refrigeração até 40% mais rápida, um baixo nível de ruído – por volta de 19 decibéis, o que o torna mais silencioso do que uma biblioteca, – 36 decibéis.

LG

Ar-Condicionado Split LG Dual Inverter Voice 12.000

Vantagens

  • Oferece uma alta conectividade permitindo que o usuário consiga comandar o seu aparelho de ar-condicionado a qualquer hora do dia, de onde estiver, usando o seu smartphone;
  • O usuário consegue dar comandos diretos para o ar-condicionado por meio de comandos de voz, ao utilizar assistentes virtuais, como o Google assistente e a Alexa;
  • O aparelho opera em um baixo nível de ruído – por volta de 19 decibéis, o que o torna mais silencioso do que uma biblioteca, – 36 decibéis;
  • Oferece até 70% de economia de energia;
  • Oferece uma refrigeração até 40% mais rápida.

Desvantagens

Desligamento automático. Usuário relata nos comentários do site de vendas das Casas Bahia que adquiriu o ar-condicionado Split Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h a menos de um mês. Contudo, o aparelho vem apresentando um mau funcionamento. De acordo com o reclamante, o ar para de gelar sem que ele dê esse comando para o aparelho.

Outra reclamação registrada pelo mesmo usuário é a de que ele não consegue desligar o Split Dual Inverter Voice 12.000 Btu/h pelas vias tradicionais, precisando desligar o padrão de energia da sua casa, para interromper o funcionamento do mesmo, o que indica um equipamento com defeito.

2. Ar-Condicionado Split Dual Inverter LG: o melhor com 12.000 BTUs

Sendo considerado o melhor ar-condicionado de 12.000 por muitos usuários, o Split LG Dual Inverter da LG é um dos queridinhos do momento. Não é por acaso que a LG está entre as melhores marcas de ar-condicionado inverter!

Esse equipamento oferece uma experiência térmica única, deixando o ambiente mais confortável. Com relação ao seu consumo de energia, o Split LG Dual Inverter possui o Selo Procel do tipo A, e devido ao seu balanceamento de rotor duplo no seu compressor LG Dual Inverter, ele opera com uma economia de até 70%.

A tecnologia dual inverter faz com que o número de partidas do compressor seja reduzido consideravelmente, evitando o constante liga e desliga presente em outros aparelhos de ares-condicionados.

O amplo controle de velocidade do LG Dual Inverter permite que ele chegue a temperatura desejada até 40% mais rápido, além de oferecer um sistema de ventilação de alta precisão.

Excelente para quartos, ele oferece um baixo nível de ruído, no valor de 19 decibéis. Ou seja, ele consegue operar sendo mais silencioso do que uma biblioteca. Outro ponto a favor é a função Comfort Sleep, que permite ao usuário ajustar até 4 funções automáticas no seu aparelho, para que ele possa operar do jeito que deseja durante o sono.   

O LG Dual Inverter também oferece uma alta conectividade. Você pode monitorar e ajustar o seu ar-condicionado usando o app LG ThinQ, para ligar e desligar, ajustar a temperatura e muito mais, de onde você estiver, inclusive por meio de comandos de voz.

LG

Ar-Condicionado Split Dual Inverter LG

Vantagens

  • O Dual Filter filtra micro partículas de poeira para proporcionar uma melhor qualidade do ar no ambiente;
  • A sua função Auto Cleaning impede a formação de bactérias e mofo no interior do ar-condicionado;
  • Devido a sua serpentina de cobre que atua como um material anticorrosivo, ele é um equipamento mais resistente, o que aumenta consideravelmente a sua vida útil;
  • Oferece um baixo nível de ruído no valor de 19 decibéis. Ou seja, ele consegue operar sendo mais silencioso do que uma biblioteca;
  • Garante até 70% de economia de energia;
  • Gela o ambiente até 40% mais rápido;
  • Apresenta alta conectividade. Ou seja, você pode monitorar, ligar e desligar, ajustar a temperatura e muito mais, de onde você estiver, inclusive por meio de comandos de voz.

Desvantagens

Menos potente do que outros ares-condicionados da mesma marca. O Comprador narra no site Reclame Aqui que adquiriu um ar-condicionado LG Dual Inverter 12000 BTUs para substituir outro equipamento da mesma marca, mas que se sentiu decepcionado ao notar que o seu ar não conseguia climatizar o ambiente como desejado.

Segundo esse mesmo comprador, o ar-condicionado adquirido não oferece um bom rendimento, e que de acordo com a sua percepção, a propaganda dele gelar até 40% mais rápido é uma enganação.

3. Ar-Condicionado Split Inverter Frio Advance Daikin – O melhor com 24.000 BTUs

A Advance Daikin aparece como uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter quando o assunto é o melhor ar-condicionado de 24.000 BTUs. O seu Split Inverter frio oferece um desempenho muito superior, possibilitando um maior conforto térmico e um menor gasto elétrico.

Graças a tecnologia inverter do aparelho associada ao compressor swing, ele consegue operar em uma alta potência, oferecendo até 70% de economia no consumo de energia.

Isso porque, a tecnologia swing controla a velocidade do compressor, para que durante o funcionamento do ar-condicionado, não corra o desperdício de energia, o que também permite um ajuste rápido de temperatura.

O Split Inverter frio da Advance Daikin também vem com um tratamento anticorrosivo especial, para proteger a sua unidade externa feita com tubos de cobre e aletas de alumínio contra a ação do tempo.

Esse revestimento especial é feito com uma fina camada de resina acrílica e uma segunda camada de revestimento hidrofílico, que garante um aumento na resistência do material.

Outro quesito que faz a Advance Daikin ser uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter é a sua hélice com design “V Cut”, que foi desenvolvida para que a unidade externa possa reduzir as perdas geradas pelas pás convencionais. Isso possibilita um funcionamento mais silencioso e um ganho de eficiência.

Daikin

Ar-Condicionado Split Inverter Frio Advance Daikin

Vantagens

  • Oferece uma potência superior em comparação com outros ares-condicionados disponíveis no mercado;
  • Oferece um design minimalista, moderno e elegante;
  • Sua tecnologia inverter permite um funcionamento contínuo, o que gera uma economia de energia de até 70%;
  • Vem com um tratamento anticorrosivo especial, para proteger a sua unidade externa feita com tubos de cobre e aletas de alumínio, contra a ação do tempo;
  • A hélice com design “V Cut” foi desenvolvida para que a unidade externa possa reduzir as perdas geradas pelas pás convencionais;
  • Oferece um funcionamento mais silencioso e um excelente ganho de eficiência.

Desvantagens

A função conforto reduz a capacidade de refrigeração do ar. De acordo com a reclamação de uma usuária no site Reclame Aqui, após ligar o seu ar-condicionado Split Inverter frio da Advance Daikin e ativar a função conforto para dormir sem ruído, ela notou que o ar não estava gelando como ela esperava.

Após visita do técnico, ele deixou o ar-condicionado operando no máximo e o aparelho conseguiu resfriar o ambiente. Contudo, o modo conforto ainda não estava gelando de forma adequada, o que resulta em um ar-condicionado de baixo ruído, que só funciona no seu máximo, segundo a reclamante.

4. Ar-Condicionado Split Inverter 9000BTUs: o melhor custo-benefício

O melhor custo-benefício é um fator decisivo na hora de adquirir um ar-condicionado, por esse motivo, as melhores marcas de ar-condicionado inverter vêm oferecendo excelentes aparelhos a um preço justo, como no caso do Split Inverter 9.000 BTUs da Samsung.

Ele oferece um rápido resfriamento e uma alta eficiência de economia de energia. Você consegue utilizar o Split Inverter 9.000 BTUs da Samsung em 3 velocidades, que podem ser controladas facilmente através do seu controle remoto manual.

Além das 3 velocidades, o Split Inverter 9.000 BTUs também conta com 4 funções para melhorar ainda mais o seu bem-estar, são elas: modo ventilação, modo desumidificação, função automática e modo refrigeração.

Outras funcionalidades proporcionadas por esse equipamento, que chamam a atenção do público, fazendo a Samsung ser uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter, são as funções timer, modo swing, modo turbo e o modo sleep, que garante uma boa noite de sono. 

Além disso, o Split Inverter 9.000 BTUs da Samsung também tem a sua serpentina em alumínio revestida por camadas extras de proteção anticorrosiva, com o objetivo de aumentar a sua resistência e durabilidade, contra a ação do tempo.

Para os esquecidos, esse ar-condicionado oferece um lembrete para limpar o filtro sempre que a higienização do aparelho for necessária.

Samsung

Ar-Condicionado Split Inverter 9000BTUs

Vantagens

  • O Split Inverter 9.000 BTUs da Samsung permite um rápido resfriamento e uma alta eficiência de economia de energia;
  • Você consegue utilizar o equipamento em 3 velocidades, que podem ser controladas facilmente através do seu controle remoto manual;
  • Ele conta com 4 funções para melhorar ainda mais o seu bem-estar: modo ventilação, modo desumidificação, função automática e modo refrigeração;
  • Vem com serpentina em alumínio revestida por camadas extras de proteção anticorrosiva;
  • Avisa o usuário para limpar o filtro sempre que a higienização do aparelho for necessária.

Desvantagens

O Split Inverter 9.000 BTUs da Samsung não pode ser conectado ao wi-fi, ou seja, se a conectividade do aparelho for um ponto essencial para o usuário, ele não cumpre com esse requisito.

Uma usuária registrou a sua insatisfação no Mercado Livre ao dizer que a serpentina de alumínio utilizada no equipamento é bastante susceptível à corrosão, fazendo com que ela fure e deixe o gás vazar, tendo como resultado o mau funcionamento do ar-condicionado.

5. Ar-Condicionado Split Inverter Quente e Frio TCL: o melhor quente e frio

A fama do ar-condicionado Split Inverter Quente e Frio da TCL fez a marca entrar para as melhores marcas de ar-condicionado inverter disponíveis no mercado. Esse aparelho tem um design minimalista e moderno, deixando o ambiente mais sofisticado.

O modelo da marca mais vendido atualmente tem capacidade de 9000 BTUs, ideal para quartos, salas e pequenos escritórios, e é compatível com a voltagem de 220V. Quanto à sua eficiência energética, ele possui a tecnologia inverter aliada ao Selo Procel do Tipo A.

Essa junção faz com que o aparelho seja mais econômico, em comparação com os ares-condicionados modelo Split que não contém a tecnologia inverter. Ele vem com Filtro Lavável para fácil higienização do equipamento, e com um Filtro para Poeira, que deixa o ar mais saudável.

Além de funcionar como ar-condicionado, o Split Inverter Quente e Frio da TCL também oferece a função de desumidificador de ar, assim, nos dias mais secos, você consegue ter um maior conforto térmico. Por essa razão, a TCL é considerada uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter.

A Função Dormir garante uma noite de sono mais silenciosa e tranquila, a Função Timer permite que você desligue o seu ar-condicionado durante o sono de forma automática e o seu Reinício Automático serve para ajustar a temperatura desejada novamente em caso de queda de energia.

O Split Inverter Quente e Frio da TCL também oferece a Função Turbo que resfria o ambiente mais rápido e vem com serpentina de cobre, material mais resistente à corrosão causada pela ação do tempo.

TCL

Ar-Condicionado Split Inverter Quente e Frio TCL

Vantagens

  • Oferece um design minimalista e moderno, deixando o ambiente mais sofisticado;
  • Possui tecnologia inverter aliada ao Selo Procel do Tipo A, para uma maior economia de energia;
  • Vem com Filtro Lavável para fácil higienização do equipamento, e com um Filtro para Poeira, que deixa o ar mais saudável;
  • Oferece a função de desumidificador de ar, assim, nos dias mais secos, você consegue ter um maior conforto térmico;
  • Reinício Automático serve para ajustar a temperatura desejada novamente em caso de queda de energia;
  • A Função Timer permite que você desligue o seu ar-condicionado durante o sono de forma automática.
  • Tem serpentina de cobre, material mais resistente à corrosão causada pela ação do tempo.

Desvantagens

Instalação delicada. Usuário relata através do site Reclame Aqui que ele mesmo realizou a instalação do ar-condicionado Split Inverter Quente e Frio da TCL em sua residência e que após um mês de funcionamento o aparelho começou a exibir em seu visor o código EO, impedindo o ajuste da temperatura.

O mesmo relata que recebeu a visita de um técnico que informou que o problema era resultado de uma instalação incorreta. Ou seja, caso não tenha o conhecimento exigido para tal tarefa, não tente instalar o aparelho de forma autônoma.

O que é o ar-condicionado inverter?

Se você está em busca de uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter, com certeza notou que a maioria dessas marcas oferecem aparelhos com funcionalidades bem específicas.

Isso porque, nem todo usuário está buscando as mesmas características quando se trata de um bom ar-condicionado. Para alguns, um bom ar-condicionado é aquele que oferece uma boa conectividade, já para outros, um bom ar-condicionado é aquele que oferece uma boa economia de energia.

Nesse sentido, a tecnologia inverter foi desenvolvida para agradar aqueles que buscam por uma maior economia de energia. Pois, o ar-condicionado inverter é o aparelho que consegue funcionar de forma contínua, evitando o liga e desliga para ajudante de temperatura, resultando em uma boa economia elétrica. 

Como funciona o ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter é o aparelho que funciona de forma contínua, sem precisar ligar e desligar durante o seu funcionamento, para manter a temperatura desejada pelo usuário ajustada.

Ou seja, diferente dos ares-condicionados que não tem a função inverter, que ligam e desligam a todo momento durante o seu funcionamento para manter a temperatura desejada, o ar-condicionado inverter consegue manter a temperatura de forma simples e prática.

Essa praticidade de funcionamento ajuda na satisfatória eficiência energética do equipamento, que garante uma excelente economia de energia, já que ligar e desligar a todo momento requer um maior esforço, gastando mais energia elétrica.

Por esse motivo, as melhores marcas de ar-condicionado inverter oferecem equipamentos com esse funcionamento otimizado.

Qual a diferença entre ar-condicionado split convencional e inverter?

Para falar sobre as diferenças, precisamos entender o que é um ar-condicionado split e o que é um ar-condicionado inverter. Nesse contexto, o ar-condicionado split é um aparelho que é dividido em duas partes, a condensadora e a evaporadora. Uma das partes fica instalada no interior do ambiente e a outra no lado externo.

Ou seja, o split diz mais a respeito da estrutura do aparelho. Já o ar-condicionado inverter diz respeito a funcionalidade do aparelho. Por exemplo, o ar-condicionado inverter pode ser um modelo split, o que acontece nas melhores marcas de ar-condicionado inverter.

Isso porque, o modo inverter é uma tecnologia associada a qualquer aparelho de ar-condicionado, para que ele possa funcionar de modo contínuo, sem ligar e desligar a todo momento, para o ajuste de temperatura. O que faz com que o aparelho economize energia.

Vantagens do ar-condicionado inverter

As melhores marcas de ar-condicionado inverter criam produtos que oferecem diversas vantagens para seus usuários e para o meio ambiente. Assim, todos ganham!

Entre as principais vantagens do ar-condicionado inverter, você vai encontrar uma boa economia de energia, o menor ruído possível, o menor impacto ecológico na natureza, uma fácil manutenção e limpeza, além da sua maior praticidade, fácil manutenção e resistência.

Cada uma das vantagens citadas pode ser conferida a seguir, separadamente, para que você possa entender perfeitamente como as melhores marcas de ar-condicionado inverter conseguem proporcionar todos esses benefícios.

Economia

Começando pela maior vantagem de todas, o ar-condicionado inverter é o modelo mais econômico do mercado. Isso porque, devido ao seu modo de funcionamento, ele consegue manter a sua temperatura ajustada, sem precisar ligar e desligar durante o seu funcionamento.

O funcionamento tradicional ligando e desligado que alguns aparelhos apresentam para o ajuste da temperatura desejada, faz com que o ar-condicionado tenha constantes picos de energia, resultando em um maior consumo de energia. 

Menor ruído

O que causa um ruído exacerbado do equipamento de ar-condicionado é o seu modo de funcionamento. Por essa razão, as melhores marcas de ar-condicionado inverter criaram equipamentos que não sofrem com picos de energia resultantes da técnica de ajuste de temperatura.

Assim, essa técnica que tem como base ligar e desligar o aparelho, presentes nos ares-condicionados tradicionais, fica de fora dos equipamentos inverter. Ou seja, o seu funcionamento contínuo durante o uso é o que oferece um ambiente mais silencioso, sem o famoso ruído sonoro presente nos ares-condicionados que não possuem essa tecnologia.

Ecológico

Sabemos que o que contribui para a degradação do meio ambiente é a produção de energia elétrica, entre vários outros motivos. Nesse sentido, pelo ar-condicionado inverter proporcionar uma grande economia de energia elétrica, ele ajuda na sustentabilidade do planeta.

Outro motivo que ajuda o ar-condicionado inverter a ser um aparelho ecológico é o fato de que eles utilizam o gás refrigerante R-410A, que é um composto atóxico, não inflamável e ecologicamente correto. Atualmente, muitas das melhores marcas de ar-condicionado inverter têm apostado em aparelhos ecologicamente contratados.

Fácil manutenção e limpeza

As melhores marcas de ar-condicionado inverter oferecem equipamentos de fácil manutenção e limpeza, para que o usuário possa manter o ar-condicionado higienizado e funcionando perfeitamente, sem dores de cabeça.

Você consegue limpar a unidade condensadora do seu ar-condicionado inverter e a sua serpentina usando uma escova de pelos, ou um aspirador de pó, caso estejam precisando de uma higienização mais leve

Mas, se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, o indicado é utilizar um jato de ar comprimido ou um jato de água de baixa pressão, tomando o cuidado necessário para não amassar as aletas do aparelho.

Maior durabilidade e resistência

Imagina um aparelho de ar-condicionado que precisa ficar ligando e desligando a todo momento durante o seu funcionamento para manter a temperatura desejada. Você acha que esse aparelho irá durar mais ou menos do que um ar-condicionado que funciona de forma contínua, sem picos constantes de energia?

Sim, a resposta certa é que o aparelho que funciona de forma contínua sem picos de energia tenha uma maior durabilidade e resistência em comparação com o outro modelo de ar-condicionado citado no exemplo.

Por esse motivo, quando o assunto é durabilidade e resistência, as melhores marcas de ar-condicionado inverter saem na frente em disparados.

Maior praticidade

Devido a sua fácil manutenção e limpeza, o ar-condicionado inverter se torna um aparelho bastante prático de se ter. Basta ligar e ajustar a temperatura desejada, para que ele funcione de maneira satisfatória, oferecendo um baixo nível de ruído e um resfriamento mais ágil.

Melhor Ar-Condicionado Split

O melhor ar-condicionado split é aquele que responde bem às suas necessidades. Para saber qual é o melhor ar-condicionado split para você, é necessário criar uma pequena lista de exigências, ao observar as melhores marcas de ar-condicionado inverter.

Por exemplo, se para você a economia elétrica é um dos principais pontos, você deve escolher o aparelho split que vem com a tecnologia inverter e o Selo Procel do tipo A, que significa uma maior eficiência energética.

Caso a conectividade do aparelho também seja uma das suas exigências, você pode optar por uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter que ofereça um equipamento split com conectividade wi-fi.

Dessa maneira, você poderá monitorar o seu ar-condicionado, ligar e desligar o aparelho, ajustar a temperatura, entre outros, de onde estiver, a qualquer momento do dia. 

Qual o melhor ar condicionado de 2023?

De acordo com os usuários, o melhor ar-condicionado de 2023 é o ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano. A sua tecnologia inverter voice faz com que o aparelho tenha até 70% de economia de energia, em comparação com outros ares-condicionados convencionais.

Ele também oferece uma alta conectividade, permitindo que o seu usuário controle o ar-condicionado da palma das suas mãos, utilizando o smartphone. Além de apresentar um baixo nível de ruído e filtros que removem até 99.99% das impurezas do ar, deixando o ar do ambiente mais saudável.

Contudo, esse não é o único ar-condicionado inverter do mercado que apresenta essas mesmas vantagens. Muitas empresas são consideradas as melhores marcas de ar-condicionado inverter, por proporcionarem um aparelho completo aos seus usuários.

Mas e o consumo?

Simplesmente por possuir a tecnologia inverter, o ar-condicionado já apresenta uma economia de até 60% em comparação aos modelos convencionais. Mas, essa economia pode ser ampliada ainda mais, quando o ar-condicionado inverter é modelo split e apresenta o Selo Procel do tipo A de eficiência energética.

Ou seja, para comprar o melhor ar-condicionado inverter, que tenha uma excelente economia de energia, você precisa observar se ele é split ou não, e qual é o seu Selo Procel.

Mas é tudo perfeito?

Como citado, o ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano vem sendo citado pelos usuários como um dos melhores ares-condicionados de 2023, por esse motivo a LG também está sendo considerada uma das melhores marcas de ar-condicionado inverter.

Contudo, mesmo apresentando uma extensa lista de benefícios, nem tudo é perfeito. O Split LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano tem como desvantagem o fato de ser um aparelho bastante tecnológico, o que faz as suas peças de reposição serem mais caras.

Como escolher o melhor aparelho de ar-condicionado inverter?

Se você já sabe quais são as melhores marcas de ar-condicionado inverter, chegou a hora de saber escolher qual é o melhor aparelho de ar-condicionado inverter para você. Por esse motivo, neste tópico, selecionamos algumas dicas do que observar ao escolher um ar-condicionado. Confira!

Potência em BTUs

A potência em BTUs do ar-condicionado é o que te informa se ele terá a capacidade de resfriar o ambiente desejado satisfatoriamente ou não. Ou seja, você não pode comprar um ar-condicionado sem saber quantos BTUs precisa.

Isso porque, o risco de você escolher um aparelho que tenha menos ou mais BTUs do que o desejado é bem grande, fazendo com que o ar-condicionado escolhido não gelar o ambiente, ou gaste uma quantidade de energia maior do que a desejada, devido a sua alta quantidade de BTUs desnecessários.

Mas, pode relaxar! As melhores marcas de ar-condicionado inverter disponibilizam na ficha técnica dos aparelhos qual é a quantidade de BTUs que ele possui, e em algumas ocasiões, até informam a sua capacidade em metros quadrados.

Em regiões frias, escolha um aparelho com ciclo reverso

Outra excelente dica é optar por um aparelho de ar-condicionado que ofereça o ciclo reverso. Ou seja, a capacidade de resfriar e aquecer o ambiente, em um único aparelho, presente nas melhores marcas de ar-condicionado inverter.

Dessa forma, você poderá utilizar o seu ar-condicionado como um aquecedor nos dias mais frios, para manter o seu conforto térmico sem ter que gastar com um aquecedor à parte.

Essa função recebe o nome de ciclo reverso porque o condicionador consegue reverter a sua capacidade de resfriar o ambiente, para inserir ar quente no local e assim aquecê-lo.

Nível de ruído de até 45 decibéis

As melhores marcas de ar-condicionado inverter oferecem aparelhos com o nível de ruído de até 45 decibéis, ou seja, ares-condicionados tão silenciosos quanto uma biblioteca. Por esse motivo, você precisa se atentar à quantidade de decibéis na hora de adquirir o seu ar.

Caso a quantidade seja maior que 45 decibéis, isso significa que o aparelho apresenta um ruído sonoro que pode interferir no seu bem estar, caso se incomode com barulhos de funcionamento, mesmos os mais baixos possíveis.

Selo Procel A

Outro ponto que você deve se atentar na hora de escolher o melhor ar-condicionado inverter é a sua eficiência energética. Você consegue saber se um ar-condicionado funciona perfeitamente com um baixo consumo de energia, conferindo qual é o seu Selo Procel.

Ou seja, o Selo Procel do tipo A de eficiência energética deve estar presente na ficha técnica do aparelho. Caso contrário, por mais que o ar-condicionado tenha muitas outras vantagens, ele terá um consumo de energia insatisfatório.

Mas, pode ficar tranquilo! Atualmente, as melhores marcas de ar-condicionado inverter oferecem aparelhos com o Selo Procel tipo A. Muito dificilmente você irá encontrar um ar-condicionado fora dessa classificação de eficiência energética.

Voltagem

Todo ar-condicionado oferece uma voltagem específica. É necessário escolher o aparelho que tenha a voltagem semelhante à voltagem do local que será instalado, para evitar problemas de funcionamento ou até mesmo a queima do ar-condicionado.

Você encontra a voltagem utilizada pelo aparelho, facilmente, na ficha técnica do mesmo, disponibilizada pelas melhores marcas de ar-condicionado inverter. Nesse sentido, se o ar-condicionado escolhido operar na voltagem de 220V, o local de instalação também precisa operar com 220V.

Controle remoto e funções extras

As melhores marcas de ar-condicionado inverter, além de oferecerem ares-condicionados a um bom custo benefício, também, disponibilizam aparelhos com excelentes funções extras e controle remoto.

Algumas das funções extras presentes nos melhores ares-condicionados inverter é a alta conectividade, permitindo monitorar e controlar o aparelho através do smartphone, além das funções de desumidificador, ventilador e aquecedor.

No caso de o ar ter conexão wi-fi, além do controle remoto manual que acompanha o aparelho, também é possível controlar o ar-condicionado usando o app da marca ou por comandos de voz, utilizando assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Alexa.

Qual a média de gasto de um ar-condicionado inverter?

A média de gastos de um equipamento das melhores marcas de ar-condicionado inverter irá depender de alguns fatores. Por exemplo, você deve observar qual é o valor da tarifa de energia da sua região, qual é a quantidade de BTUs do aparelho e quantos Watts ele necessita para funcionar.

Por exemplo, se você pretende deixar o seu ar-condicionado de 9.000 BTUs ligado 8 horas por dia, durante 20 dias no mês, basta somar a quantidade de horas x a quantidade de dias x a quantidade de Watts x a tarifa de energia da área.

Usando a tarifa de energia mais cara (0,706 R$/kWh) e o gasto de 17,6 kWh, com os dados acima, um ar-condicionado inverter de 9.000 BTUs irá aumentar a conta de energia em R$67,27.

Onde posso colocar um ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter pode ser utilizado em qualquer ambiente, como salas, quartos, escritórios, salas comerciais, entre outros. Você só precisa se atentar para a quantidade de BTUs do aparelho, a fim de garantir que o ar-condicionado escolhido terá a capacidade de resfriar todo o local, satisfatoriamente.

Para saber com certeza se a quantidade de BTUs do ar é o suficiente para resfriar o local, basta fazer o cálculo de BTUs, que tem como base o metro quadrado do ambiente.

Onde instalar um ar-condicionado inverter?

A instalação do ar-condicionado deve ser realizada em um local que não ofereça obstáculos para o bom funcionamento do aparelho. Por esse motivo, os ares-condicionados são instalados na parte superior das paredes.

Assim, nenhum móvel, pessoa ou qualquer outro obstáculo irá interferir na circulação de ar. Na hora de escolher onde colocar o seu ar-condicionado, também é indicado se atentar a direção que o aparelho permanecerá.

Os especialistas recomendam instalar o aparelho em paredes voltadas para o sul ou para o leste, dessa forma, o ar-condicionado evita a incidência de raios solares diretos.

Qual é a melhor potência indicada para um ar-condicionado inverter?

As melhores marcas de ar-condicionado inverter oferecem aparelhos com potências variadas. Para saber qual é a potência indicada no seu caso, você precisa saber qual é a quantidade de metros quadrados que deseja resfriar.

Por exemplo, ares condicionados de 9.000 BTUs a 12.000 BTUs são indicados para áreas entre 12 a 20 metros quadrados. Ou seja, indicado para salas, quartos e escritórios.

Já no caso de resfriar uma área maior, como uma loja, você precisará de uma quantidade maior de BTUs, pois, como informam as melhores marcas de ar-condicionado inverter, quanto maior a quantidade de BTUs, maior a potência do ar-condicionado.

Como limpar um ar-condicionado inverter?

Os equipamentos de fácil limpeza são oferecidos pelas melhores marcas de ar-condicionado inverter. Assim, o usuário pode manter o seu ar-condicionado higienizado para que a sujeira não interfira no seu perfeito funcionamento, sem dores de cabeça.

Para limpar o seu ar-condicionado inverter, basta usar uma escova de pelos ou um aspirador de pó, para higienizar a unidade condensadora e a serpentina do ar, se o aparelho precisar de uma limpeza mais leve.

No caso de uma limpeza mais pesada, você pode utilizar um um jato de ar comprimido ou um jato de água de baixa pressão, tomando o cuidado necessário para não amassar as aletas do aparelho, para higienizar a serpentina e suas aletas.

Com qual frequência devo limpar o ar-condicionado inverter?

As melhores marcas de ar-condicionado inverter indicam ao usuário fazer uma limpeza semanal do aparelho, para remover as impurezas filtrados e retidas pelos filtros de ar internos do equipamento

Para realizar essa limpeza semanal, sem precisar recorrer a ajuda de um técnico, basta desligar o ar-condicionado da tomada, em seguida, retirar o painel frontal (no caso de aparelhos split) e passar um pano úmido.

Não utilize produtos de limpeza, pois os componentes presentes nesses produtos podem interferir na qualidade da filtragem do ar, ou até mesmo reduzir a vida útil do seu ar-condicionado.

Como calcular BTUs do ar-condicionado?

O cálculo de BTUs é de extrema importância para que o usuário possa comprar o ar-condicionado certo para o local que deseja resfriar. Caso contrário, ele pode acabar adquirindo um aparelho mais ou menos potente do que o desejado.

Para realizar o cálculo de BTUs, você só precisa fazer uma conta de soma, levando em consideração o metro quadrado do local, a quantidade de pessoas que utilizam o ambiente e os aparelhos eletrônicos no local.

Nesse sentido, as melhores marcas de ar-condicionado inverter indicam somar 600 para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 BTUs para cada pessoa que irá usar o local e mais 600 BTUs para cada aparelho eletrônico no ambiente.

Quais são as 3 melhores marcas de ar-condicionado?

Quando se trata das 3 melhores marcas de ar-condicionado inverter do mercado atual, a LG ocupa o primeiro lugar no ranking. Isso porque, a empresa criou o ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano, que é considerado o melhor aparelho de 2023.

A Advance Daikin não fica muito atrás na lista das melhores marcas de ar-condicionado inverter. Ela ocupa o segundo lugar no ranking com o melhor ar-condicionado inverter de 24.000 BTUs.

É para fechar o nosso top 3, está a Samsung, uma das marcas de ares-condicionados que vem se destacando bastante no mercado, devido ao seu excelente custo/benefício.

Qual o split inverter mais econômico?

Agora que você já conhece as melhores marcas de ar-condicionado inverter, chegou a hora de descobrir de uma vez por todas qual é o aparelho inverter com a melhor eficiência energética.

No caso dos ares-condicionados split inverter, todos eles, independente da marca, oferecem uma economia de até 40% em comparação com um split convencional novo.

Mas, o ar-condicionado Dual Inverter garante uma economia de até 70% na conta de energia, quando comparado com um ar split convencional novo. Ou seja, podemos concluir que o ar-condicionado Dual Inverter é o mais econômico.