Ar condicionado portatil sem duto: Qual é o melhor de 2023?

O verão pode ser algo bom, de fato, mas as altas temperaturas podem trazer bastante incômodo, e por isso, o ar condicionado portátil sem duto pode ser uma solução para os dias mais quentes, principalmente se o seu espaço não permite instalações externas.

Compartilhe este conteúdo

Ar condicionado portatil Springer sem fundo
ar condicionado sem duto em uma casa

Criamos este guia com as melhores opções e modelos de ar condicionado sem duto, tal como os detalhes e critérios de compra essenciais para uma compra assertiva. Para saber mais, acompanhe este guia até o final!

Ar condicionado Portátil sem duto. Opções e modelos: guia completo

Investir em um ar condicionado portátil é a maneira mais rápida e fácil de ter um conforto térmico e de amenizar os dias de calor, já que ele dispensa obras e esforços com a instalação. Confira a seguir alguns modelos e suas funcionalidades. 

Ar Condicionado Portátil Olimpia Splendid Dolceclima Compact 9.000 BTUs Frio

O Ar Condicionado Portátil Olimpia Splendid Dolceclima Compact 9.000 BTUs Frio é um ar condicionado portátil que refresca e desumidifica, garantindo um conforto térmico e reduzindo os impactos ambientais.

Com potência de 9000 BTUS e 35 cm de largura, ele pode ser utilizado em espaços pequenos e grandes, já que é um ar condicionado portátil e compacto.

Além disso, este modelo de ar condicionado portátil conta com um prático painel de controle sensível ao toque, além do controle remoto, que traz maior comodidade na escolha dos programas e funções.

Ar-Condicionado Portátil Springer Midea MPH12CRV Frio 12.000 Btus - Branco

Para quem está em busca de um ar condicionado portátil que seja potente, uma excelente opção é o Ar-Condicionado Portátil Springer Midea MPH12CRV Frio 12.000 Btus – Branco.

Um dos primeiros diferenciais deste modelo é que além de ser potente e compacto, ele também conta com rodinhas e alça de transporte, o que facilita no transporte e na mobilidade do seu ar condicionado. 

Outra vantagem deste modelo é que ele possui a função dormir, que mantém a temperatura do ambiente por até 7 horas, além da função timer e não perturbe, voltada para tornar o ambiente muito mais silencioso. 

Com controle remoto, painel digital em LED e design sofisticado, este modelo de ar condicionado portátil também é focado na redução do consumo de energia, além de trabalhar com fluido refrigerante R-410a, que não agride a camada de ozônio.

Ar-condicionado Prime Air 12000TF Ciclo Frio 12000 BTU/h

Outro modelo que é focado na sustentabilidade e em uma alta potência é o Ar-condicionado Prime Air 12000TF Ciclo Frio 12000 BTU/h. 

Este modelo conta com várias funções que proporcionam maior conforto e bem-estar para o consumidor, além de um design compacto e cabe em qualquer lugar. 

Um dos diferenciais deste modelo é que ele possui pintura anti-corrosiva, aumentando a vida útil do produto, sendo um bom investimento para quem está em busca de um bom custo-benefício. 

Além disso, este modelo de ar condicionado portátil sem duto possui selo A de eficiência energética, ciclos de ar frio, função sleep, swing e timer, além de operar com gás ecológico R410a, que é aquele que não emite gases tóxicos e que  poluem o meio ambiente.

Ar-Condicionado Portátil Springer Midea 12.000 BTUs Só Frio 127V

Se você está em busca de um ar condicionado que seja prático e ao mesmo tempo elegante e funcional, o Ar-Condicionado Portátil Springer Midea 12.000 BTUs Só Frio 127V é uma boa escolha. 

Com design compacto, ele oferece funções que tornam o dia a dia mais fácil, como por exemplo, as funções dormir, timer e não perturbe. 

Na função dormir, também conhecida como sleep, o aparelho é desligado automaticamente durante as horas de sono, enquanto na função não perturbe, o aparelho funciona de forma mais silenciosa, garantindo um bom descanso.

Ar Condicionado Portátil Aovia Gree 10000 BTUs R32 F

O Ar Condicionado Portátil Aovia Gree 10000 BTUs R32 F é um modelo para quem está em busca de funcionalidades mais avançadas e potência para resfriar ambientes. 

Com 10000 BTUs de potência, ele é ideal para resfriar ambientes de até 20 metros quadrados, garantindo um resfriamento de forma rápida e eficiente e criando um ambiente com conforto térmico, mesmo em dias mais quentes. 

Este modelo também conta com rodas embutidas, facilitando o seu transporte de um cômodo para o outro de forma simples, prática e rápida. 

Com controle remoto e funções de resfriamento, ventilador e desumidificador, você pode ligar e desligar o ar condicionado com total comodidade.

Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000 BTUs Frio 220V-R

Outro modelo de ar condicionado portátil que é interessante para quem busca alto desempenho e praticidade é o Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000 BTUs Frio 220V-R. 

Um detalhe interessante desse ar condicionado portátil é que ele possui baixo nível de ruído durante o seu funcionamento, garantindo um ambiente tranquilo e livre de barulho, para que você desfrute de um espaço fresco e silencioso, seja para relaxar, trabalhar ou dormir. 

Além disso, este modelo de ar condicionado também conta com um sistema de filtragem de ar eficiente, capaz de remover impurezas do ambiente, com poeira, pólen, pêlos e outros alérgenos, contribuindo com a melhoria da qualidade do ar, e claro, garantindo o bem-estar de todos.

Ar Condicionado Portátil Climatizador Luz Led 7 Core

O Ar Condicionado Portátil Climatizador Luz Led 7 Core é um ar condicionado que funciona como cooler, umidificador e climatizador com luzes de led, indicado para uso pessoal e que complementa muito bem as decorações. 

Com 3 níveis de ventilação, ele resfria, purifica, ventila e umidifica o ambiente, sendo perfeito para todas as estações do ano. 

Além disso, ele conta com botão de ligar e desligar e painel com luzes de LED que indicam as velocidades da ventilação, sendo ideal para ambientes com até 15m², sem contar com a sua eficiência energética, fazendo com que o aparelho consuma menos do que outros modelos da mesma categoria.

Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000BTUs Quente e Frio

Recomendado para ambientes entre 13 a 18m², o ar condicionado portátil Rheem é um aparelho moderno, que pode ser utilizado em qualquer época do ano, tanto para refrescar quanto para aquecer. 

Com sistema autolimpante que evita maus odores e com tecnologia de redução de ruído, este modelo de ar condicionado portátil garante tanto o bem-estar térmico e de fácil instalação.

Além disso, este modelo de ar condicionado possui painel de controle moderno e display digital, permitindo uma programação simples e fácil.

Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000BTUs Quente e Frio​

Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000 BTUs Frio 127V-R

Este modelo é bastante semelhante ao modelo anterior, porém, contando apenas com ar frio, permitindo o resfriamento, desumidificação e ventilação em ambientes de até 18m 2. 

Um dos diferenciais deste modelo são os íons de prata, que eliminam e protegem o ambiente de vírus e bactérias, resfriando o ambiente em temperaturas entre 17ºC a 32ºC. 

Além disso, este modelo de ar condicionado portátil conta com a função speed, que possui ajuste de velocidade de vento com 3 níveis (baixa, média e alta), além da função swing, timer e sleep. 

Porém, é importante destacar que o Ar-Condicionado Portátil Rheem 11000BTUs Frio 127V-R requer uma conexão externa através de um duto flexível.

Ar Condicionado Portátil Hisense R32 Frio 12000 BTUs

A Hisense é uma marca nova no mercado, mas que traz consigo a experiência de uma gigante chinesa de eletroeletrônicos, presente em mais de 160 países. 

Sendo assim, o Ar Condicionado Portátil Hisense R32 Frio 12000 BTUs possui multifunções, possibilitando a ventilação em várias velocidades, refrigeração rápida, e desumidificador. 

Além disso, ele conta com 12000 BTUs, proporcionando uma experiência de climatização com 3 modos diferentes, incluindo o modo smart, que define automaticamente o funcionamento do aparelho conforme a temperatura ambiente, incluindo refrigeração e degelo inteligente. 

Trazendo novas tecnologias, o ar condicional portátil Hisense conta com um processo de desumidificação potente, mantendo o ambiente com níveis de umidade ideais, sendo recomendado para locais muito úmidos ou que têm longos períodos chuvosos.

Ar Condicionado Portátil 12.000 Btus Olimpia Splendi

O Ar Condicionado Portátil 12.000 Btus Olimpia Splendi é um modelo que conta com vários diferenciais, como o baixo ruído, além de ser compacto e eficiente.

Com design moderno inspirado e projetado na Itália, este modelo de ar condicionado conta com várias funções como sleep, timer e turbo, além da tecnologia Blue Air, onde a difusão do ar é mais rápida e homogênea, proporcionando um melhor conforto térmico. 

Além disso, este modelo de ar condicionado portátil possui display touch intuitivo, que possibilita o fácil acesso a todas as funções do equipamento, além de possuir um sistema até 10% mais silencioso do que outros modelos.

Ar Condicionado Portátil 10.000 Btus Olimpia Splendi

O Ar Condicionado Portátil 10.000 Btus Olimpia Splendi é um modelo bastante semelhante ao modelo anterior, com a diferença na questão potência, já que ele possui 10000 BTUs. 

Assim, este modelo é considerado o ar condicionado portátil mais potente entre os compactos. 

Além de remover a umidade do ambiente, este modelo de ar condicionado conta com a função timer, sleep e turbo, garantindo um bom conforto térmico no ambiente tanto durante o dia quanto durante a noite. 

Outro diferencial deste modelo de ar condicionado portátil é que ele possui rodas para transporte, fazendo com que ele seja fácil de transportar para qualquer ambiente.

Ar Condicionado Portátil Air Cooler Umidificador

Para quem está em busca de um ar condicionado portátil e que possa ser utilizado em mesas, o Ar Condicionado Portátil Air Cooler Umidificador Cli é uma boa opção. 

Uma das principais características desse modelo de ar condicionado portátil é que ele conta com conexão USB, podendo ser utilizada em mesas, escritório, no quarto ou até mesmo no carro. 

Por ser um modelo bem compacto, ele conta com três funções de refrigeração, além de ser umidificador e purificador de ar, possibilitando um resfriamento do ambiente, além de trazer mais umidade para o ar, garantindo o bem-estar de todos.

Ar Condicionado Split Hw Inverter Consul 9000 Btus F 220v Mono

Para quem está em busca de um ar condicionado que seja portátil, mas que tenha qualidade, renome e garantia no mercado, o Ar Condicionado Split Hw Inverter Consul 9000 Btus F 220v Mono é uma boa escolha. 

Além da Consul ser uma marca renomada no mercado, este modelo de ar condicionado é uma opção para quem deseja um ar condicionado compacto, e ao mesmo tempo, potente, que seja capaz de climatizar o ambiente com rapidez e economia de energia. 

Um dos destaques desse modelo é que ele conta com a função +Econômico, que reduz em até 30% o consumo de energia, além do filtro que deixa o ar mais puro e com até 53% menos poeira do que os modelos tradicionais.

Ar Condicionado Split Inverter 9000 Btus Electrolux Q/f 220v

Se você está em busca de um ar condicionado que tenha potência e que deixe o ambiente com a temperatura equilibrada, então o Ar Condicionado Split Inverter 9000 Btus Electrolux Q/f 220v é uma boa opção. 

Com tecnologia inverter e com eficiência energética A, este modelo de ar condicionado promove uma economia de energia de até 60%. 

Além disso, ele possui tripla filtragem e saída de ar vertical, deixando a unidade condensadora muito mais compacta e resistente, aumentando a vida útil e a durabilidade do aparelho.

Ar Condicionado Split Inverter Agratto Neo 18.000 Btu/h Frio

Unindo potência de 18000 BTUs e eficiência energética A, o Ar Condicionado Split Inverter Agratto Neo 18.000 Btu/h Frio se destaca pela sua funcionalidade e pelo custo benefício. 

Por ser um modelo de ar condicionado classe A, ele pode gerar uma economia de energia de até 60%, além de contar com circuito inteligente de climatização, que mantém a temperatura constante e evita os picos de energia. 

Além disso, este modelo conta com várias funcionalidades e programas, incluindo a função saúde e o modo fungus proof, que evita o excesso de umidade no ar e garante uma melhor qualidade no ambiente e reduzindo odores ruins.

Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 Btu Frio 220v

O Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 Btu Frio 220v é um modelo focado na sustentabilidade, em especial, na economia de energia e na redução de emissão de gases. 

Com a tecnologia Ecoturbo, este modelo conta com selo de eficiência energética A, além da função de autolimpeza com tripla filtragem, que evita a proliferação de mofos, fungos, bactérias e odores.

Além disso, a função ECO promove o equilíbrio na temperatura do ambiente, adequando-a à temperatura do corpo e garantindo uma boa noite de sono, impedindo que você sinta frio ou calor enquanto dorme, além de reduzir o consumo de energia.

Ar-condicionado Hw Inverter Gree G-diamond 18000 Btu Qf

A Gree é uma marca focada em oferecer um bom custo-benefício, contando com tecnologia de ponta e alto desempenho. 

Sendo assim, o Ar-condicionado Hw Inverter Gree G-diamond 18000 Btu Qf conta com funções como resfriamento rápido do ambiente, proporcionando uma maior economia de energia, além da tecnologia inverter. 

Outro ponto forte desse modelo de ar condicionado é a tecnologia Ion Clean, que elimina 99,9% dos vírus e bactérias do ar por meio da tecnologia de plasma, além de evitar mofo e proliferação de fungos causados pelo excesso de umidade. 

Além disso, este modelo também proporciona um melhor equilíbrio da umidade no ambiente, e por meio do seu efeito beleza plasmacluster, forma um filme de retenção de água na superfície da pele, mantendo a umidade e evitando o ressecamento da pele.

Ar Condicionado Split Hw Inverter Fujitsu 18000 Btus 220v F

Se você está em busca de um modelo de ar condicionado que proporcione um clima agradável, conforto térmico e ar limpo, então o Ar Condicionado Split Hw Inverter Fujitsu 18000 Btus 220v F é a melhor escolha. 

Antes de tudo, este modelo conta com o modo de mudança automática de temperatura, que varia conforme o ambiente, deixando-o na temperatura ideal, contribuindo para a redução dos custos com energia elétrica. 

Além disso, este modelo conta com tecnologia inverter, que é mais eficiente e refrigera o ambiente muito mais rápido, promovendo uma economia de até 40% de energia. 

Com tecnologia e filtros de íon, este modelo da Fujitsu desodoriza o ambiente e remove poeiras e agentes que possam causar alergias e doenças respiratórias.

Ar Condicionado Portátil Delonghi Pinguino 12.000 Btus

Considerado um dos melhores modelos de ar condicionado portátil, o modelo Delonghi Pinguino 12.000 Btus conta com várias características e diferenciais que chamam a atenção. 

Assim, ele conta com cerca de 12000 BTUs e vazão de 250-350 m³, proporcionando um resfriamento do ambiente em menor tempo. 

Além disso, ele conta com três opções de velocidade, e o nível de ruído está relacionado com cada nível de velocidade do ar. Porém, ele pode atingir um ruído de até 54,5 decibéis, o que faz com que ainda assim ele seja silencioso. 

Este modelo também conta com função desumidificante, controle remoto e timer, fazendo com que seja muito mais fácil programar o seu ar condicionado.

Ar Condicionado Split Piso Teto Philco 57.000 Btu/h Frio Tri

Indicado para ambientes médios e grandes, o Ar Condicionado Split Piso Teto Philco 57.000 Btu/h Frio Trifásico é sinônimo de potência e sustentabilidade. 

Por mais que este modelo tenha alta potência, sua eficiência energética possui selo B de economia de energia, e por isso, é indicado para ambientes maiores. 

Com 3 modos de ventilação, sendo eles baixo, médio e alto, ele conta com operação automática, onde o aparelho escolhe o melhor modo conforme o seu ambiente. Ou seja: ele resfria o ambiente, aquece, desumidifica e ainda ventila. 

Além disso, ele também conta com a função timer, onde você programa em até 24h o tempo para ligar ou desligar o ar condicionado, além da função turbo, caso você precise de uma climatização mais rápida.

Critérios de Compra

Existem vários aspectos que influenciam diretamente na compra do ar condicionado portátil sem duto, onde os principais são a bomba de calor, potência da refrigeração, ruído, auto evaporação e consumo.

ar condicionado portatil na sala

Bomba de calor

A maioria dos modelos de ar condicionado portátil tem a função de refrigeração de ambiente, garantindo a eficiência do equipamento. No entanto, alguns modelos podem vir com bomba de calor. 

Normalmente, aparelhos com essa opção podem ter um preço mais alto, e por isso, é importante refletir se essa funcionalidade faz sentido para você, principalmente se você mora em locais mais quentes, onde não é necessário um aquecedor.

Potência de refrigeração

Outro ponto essencial quando falamos de critérios de compra é a potência de refrigeração, a qual é medida em BTUs. Assim, essa medida está relacionada com a quantidade de calor que o aparelho consegue retirar do ambiente. 

Sendo assim, se você está se perguntando qual a quantidade correta de BTUs de um ar condicionado, é importante destacar que para cada m², é necessário cerca de 800 BTUs para promover um maior conforto térmico, principalmente se estes espaços estão muito expostos ao sol.

Ruído

O ruído é um detalhe essencial na escolha de um ar condicionado, principalmente porque nenhum de nós deseja dormir ou trabalhar em um espaço barulhento, não é mesmo? 

Assim, opte por modelos que tenham baixos decibéis de ruído, e que também contem com funcionalidades como timer e não perturbe, que também reduzem o ruído no ambiente.

Autoevaporação

Outra função essencial em um ar condicionado portátil é a auto evaporação, já que o aparelho acumula água na área interior, e esta função evita o incômodo de retirar a água do ar condicionado constantemente. 

Assim, os modelos que contam com a autoevapoeração são capazes de evaporar a água de forma automática, tornando a manutenção do aparelho muito mais simples e prática.

Consumo

Por fim, o consumo também é um critério essencial, e que está diretamente ligado com a potência e com as funcionalidades do ar condicionado. 

Assim, lembre-se que quanto maior o número de BTUs, maior será a sua capacidade de refrigerar, e claro, o consumo de energia. 

Por isso, funcionalidades como timer e sleep podem auxiliar na redução do consumo de energia.

As pessoas também perguntam

Ar-condicionado portátil: compra inteligente ou não?

Para decidir se a compra de um ar condicionado portátil é uma ação inteligente ou não, é importante considerar alguns detalhes e aspectos importantes. 

Primeiramente, é fundamental considerar o clima da sua região. Por exemplo, se as temperaturas são frequentemente altas e o calor é um grande incômodo, o ar condicionado pode ser um bom investimento. 

Além disso, leve em conta o tamanho do espaço que você planeja resfriar, pois os modelos portáteis são mais indicados para cômodos menores, como quartos, escritórios e salas de estar compactas. 

Contudo, também é importante estar atento a algumas limitações dos modelos portáteis, como por exemplo, a sua menor capacidade de resfriamento, funcionalidades e consumo de energia. 

De modo geral, a compra pode ser bastante inteligente, desde que você considere as suas necessidades.

Ar-condicionado Portátil também precisa de um buraco na parede ou na janela

Ao contrário dos sistemas de ar condicionado tradicionais, que exigem uma instalação permanente, e consequentemente, a necessidade de um buraco na parede, o ar condicionado portátil dispensa esse tipo de situação. 

Porém, é importante mencionar que estes modelos de ar condicionado ainda precisam de uma saída para o ar quente gerado ao longo do processo de resfriamento, que é comumente conduzido por um tubo flexível que pode ser conectado a uma janela, porta ou abertura.

Qual tipo de instalação o ar condicionado portátil exige?

O ar condicionado portátil dispensa buracos na parede e instalações fixas, mas exigem uma saída para o ar quente, geralmente conectada a uma janela, porta ou abertura adequada para garantir a eficiência do aparelho.

Quantos dutos de saída um ar condicionado portátil pode ter?

Normalmente, o ar condicionado portátil pode ter um ou dois dutos de saída para o ar quente, que é conectado a uma janela, porta ou outro tipo de abertura. 

É melhor ter um ar condicionado portátil ou um fixo?

Dependendo da sua necessidade e detalhes como tamanho do ambiente a ser refrigerado e clima do local onde você mora, o ar condicionado portatil pode ser uma boa opção.

Porém, para locais muito quentes ou ambientes de médio e grande porte, um ar condicionado fixo pode ser a melhor opção.

Um ar condicionado portátil é a mesma coisa que um climatizador?

Não, pois o climatizador, ao contrário de um ar condicionado portátil, não elimina o ar quente do ambiente, e consequentemente, não resfria o ambiente, e por isso, a melhor opção é um ar condicionado portátil.

Onde colocar o ar condicionado portátil?

O ar condicionado portátil deve ser posicionado próximo às saídas para o exterior, como janelas e portas, ou ainda, a locais que deem acesso a varandas, terraços, pátio ou jardim. 

Onde não colocar o ar condicionado portátil?

O ar condicionado portátil não deve ficar diante de outra janela ou porta, já que o equipamento pode atrair o ar quente que entra pela outra porta para o ambiente, afetando o processo de climatização. 

Como é a manutenção do ar condicionado portátil?

De modo geral, o ar condicionado portátil possui baixa manutenção, sendo necessário limpar os filtros conforme as orientações do fabricante e remover o pó das pás do ventilador com um pano úmido. 

Caso o ar condicionado não tenha auto evaporação, é necessário esvaziar o reservatório de água sempre que ele estiver cheio, além de higienizá-lo.

O que não pode faltar em um ar condicionado portátil?

Um bom ar condicionado portátil é aquele que conta com controle remoto, várias velocidades, temporizados, filtros laváveis, função noturna e não perturbe, além de rodinhas para facilitar o transporte do equipamento.

Quais são as vantagens e desvantagens do ar condicionado portátil?

Podemos citar como as principais vantagens do ar condicionado portátil a facilidade em resfriar ambientes pequenos, além da instalação simples e da mobilidade, já que ele pode ser levado para qualquer lugar. 

Como desvantagens, podemos citar a baixa potência e capacidade de resfriamento, quando comparado com modelos fixos.

ar condicionado portatil na sala

Técnico especializado em sistemas de refrigeração e ar condicionado, com profundo conhecimento de diferentes tipos de equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo