Ar-condicionado para quarto: melhores modelos e como fazer a escolha certa

O conforto térmico é essencial para uma boa noite de sono. Por esse motivo, escolher o ar-condicionado para quarto ideal não só melhora a qualidade do seu sono, como também ajuda a fazer uma boa economia.

Compartilhe este conteúdo

Ar-condicionado Portátil Midea

Selecionamos algumas dicas de o que considerar na hora de comprar um ar-condicionado para quarto, além de dicas de como escolher o ar-condicionado certo para as suas necessidades. Confira!

Além disso, os splits são mais silenciosos, possuem maior eficiência energética e oferecem a opção de refrigeração de ambientes múltiplos. No entanto, os aparelhos de janela são geralmente mais acessíveis em termos de preço e instalação.

Qual tipo de ar-condicionado comprar para o seu quarto?

Quando se trata de comprar o tipo certo de ar-condicionado para quarto, deve-se levar em consideração o tamanho do ambiente. Por exemplo, são necessários entre 600 a 800 BTUs por m² para refrigerar um cômodo.

Portanto, o tipo de ar-condicionado que você deve comprar para o seu quarto é aquele com a capacidade e a potência certa para refrigerar todo o ambiente de maneira satisfatória.

Sendo assim, meça quantos m² o seu quarto tem, para começar a procurar um aparelho que ofereça as funcionalidades certas. Dessa forma, você não irá gastar com um ar-condicionado com um potencial maior ou menor do que a necessária.

O que considerar na hora de escolher um modelo?

O British Thermal Unit, ou BTU do ar-condicionado, como também é conhecido, se trata de uma unidade de medida térmica britânica, que serve para definir qual a potência que um ar-condicionado precisa ter para refrigerar um ambiente.

Isso significa que quanto mais BTUs um aparelho tiver, maior a sua capacidade de refrigeração. O cálculo do BTU tem como base o m² do ambiente, sendo que você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol e 800 BTUs para locais onde há a incidência de raios de luz.

Cálculo de BTUs

O cálculo de BTU para saber qual é o ar-condicionado ideal para o quarto é uma conta bem simples. Basta somar 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que usar a área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor no ambiente, como televisão, frigobar, etc.

Lembrando que são utilizados como base 600 BTUs para ambientes que não tenham incidência de sol e 800 BTUs para locais onde há raios de luz diariamente.

Quantos metros quadrados gela um ar de 9000 BTUs?

De acordo com o cálculo do British Thermal Unit, um ar-condicionado de 9000 BTUs conseguiria resfriar de maneira satisfatória um ambiente que tenha entre 12 e 15 metros quadrados.

Ou seja, 9000 BTUs é o ideal para resfriar cômodos menores como quartos e escritórios, permitindo uma melhor qualidade de vida durante dias quentes e abafados.

Quantos BTUs tem que ter um ar-condicionado para quarto?

O ar-condicionado para quarto deve apresentar a quantidade de BTUs certa para que o refrigeramento do ambiente ocorra bem. Como a quantidade de BTUs é calculada de acordo com o tamanho do cômodo, não existe uma recomendação exata de BTUs para um ar-condicionado que ficará no quarto.

Ruídos

Além da sua capacidade de refrigeração, o ar-condicionado para quarto precisa apresentar um baixo ruído, já que o objetivo é aumentar a qualidade do sono e não reduzi-la devido ao barulho do equipamento. 

Função sleep

Alguns aparelhos de ar-condicionado oferecem a função sleep, um recurso que permite programar o desligamento do ar de forma automática durante o sono. Também é possível usar a função sleep para fazer a regulação da temperatura durante as fases do sono.

Função Inverter

Com o intuito de diminuir o consumo de energia, a função Inverter faz com que o ar nunca desligue completamente. Ou seja, enquanto o compressor do aparelho convencional liga e desliga durante o funcionamento, o ar-condicionado com a função Inverter não precisa ficar ligando e desligando, o que economiza energia.

Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

Existem várias opções de ar-condicionado para quarto disponíveis no mercado. Cada um deles oferece funções que chamam a atenção, como o ar de janela e o ar-condicionado Split.

Para escolher o melhor modelo de ar-condicionado para o seu quarto, é necessário que você conheça os melhores. Por esse motivo, criamos este tópico que apresenta os melhores ar-condicionado e informa as suas principais características.

Dessa maneira, é possível escolher o aparelho que mais lhe agrada, de acordo com as suas necessidades e particularidades. Veja a seguir quais são eles: 

Ar-condicionado de janela

O nome ar-condicionado de janela pode levar as pessoas a acreditarem que esse é um aparelho que fica instalado nessa parte do quarto. Contudo, o que o nomeia como um ar condicionado de janela é a necessidade de um rasgo na parede para deixar parte do equipamento para o lado de fora da residência.

Ou seja, ele é um equipamento bastante comum, tradicionalmente composto de uma única peça, apresentando a necessidade de ser instalado na parede do quarto com uma parte para fora e outra parte para dentro do imóvel.

Ar-Condicionado Janela 12000 BTUs Springer Midea Mecânico Só Frio MCI128BB 110V

Desenvolvido para não agredir a camada de ozônio, o ar-condicionado de Janela Springer Midea Mecânico usa como refrigerador um fluido ecológico chamado R-410A, que é um líquido atóxico e não inflamável.

Ele utiliza um sistema de renovação de ar que troca o ar do ambiente e dissipa os odores. Tudo isso trabalhando com um baixo nível de ruído para não incomodar as pessoas no ambiente.

A sua voltagem é de 110v monofásico e ele apresenta um peso líquido condensável de 36,1kg. Por usar uma tecnologia tradicional, o seu tipo de condensador é o modelo horizontal.

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é uma opção para quem deseja não realizar a instalação de um ar-condicionado de parede. Ele é indicado para ambientes menores, já que chegam ao máximo 14 mil BTUs.

A parte positiva é que o usuário pode deixar o ar-condicionado portátil em qualquer local do ambiente. Contudo, esse modelo apresenta uma baixa capacidade de refrigeração quando comparado a um equipamento tradicional, que pode chegar até 80 mil BTUs.

Geralmente, o ar-condicionado portátil funciona com os recursos frio e quente, esfriando o ambiente em dias de calor e aquecendo o ambiente em dias frios. Sendo assim, comprando um equipamento desse modelo, além de um ar-condicionado, o usuário também terá um aquecedor à sua disposição.

Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh Só Frio

Geralmente, o ar-condicionado portátil oferece as funções de resfriar e aquecer o ambiente. Mas, existem aqueles modelos que funcionam apenas com a função refrigeradora, como o ar-condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh Só Frio.

Com um design elegante, esse modelo permite uma programação completa, para que o usuário possa utilizá-lo de acordo com as suas exigências. Seu ponto positivo é o fluido refrigerante ecologicamente correto R410-A, que permite o seu uso diário, sem agredir o meio ambiente.

Ar-condicionado Split

Considerado o ar-condicionado mais utilizado nos lares brasileiro, o modelo Split é um equipamento dividido em duas partes: evaporadora e condensadora. Essa formação do equipamento ajuda a reduzir os ruídos provenientes do seu funcionamento e melhorar a sua qualidade de filtragem do ar.

Nele, a parte condensadora, que é a sua unidade interna, succiona o ar quente com o seu ventilador e filtra as impurezas, para devolver um ar resfriado e com melhor qualidade para o ambiente.

O ar-condicionado Split é um aparelho com muitos BTUs, ou seja, ele apresenta uma grande capacidade para resfriar o local. Entretanto, independente da sua potência, o seu funcionamento é sempre o mesmo.

Ar-Condicionado Split 22000 BTUs Springer Midea Airvolution High Wall Quente e Frio

O modelo Springer Midea AirVolution foi desenvolvido para oferecer economia, praticidade e conforto térmico para os seus usuários. Ele é um equipamento de baixo consumo, característica que é validada pelo selo Classificação A de energia – Selo Procel – nos modelos 9.000 a 22.000 BTU/h.

O fluido refrigerante utilizado no Springer Midea AirVolution é o R-410A ecológico não inflamável, que apresenta características atóxicas para não agredir a camada de ozônio.

O próprio equipamento informa a hora de trocar os filtros com o aviso de limpeza, e a necessidade de realizar alguma manutenção no aparelho. Outro benefício é o seu modo Não Perturbe, que desliga todos os LEDs da unidade interna e os sinais sonoros, para promover um maior bem-estar.

Ar-condicionado Split Inverter

O ar-condicionado tradicional funciona ligando e desligando a todo o momento, para ajustar a temperatura do ambiente. Isso faz com que ele tenha um consumo de energia bem maior do que os equipamentos que usam a tecnologia Inverter.

Por esse motivo foi desenvolvido o modelo Split Inverter, que apresenta a mesma função do equipamento Split – que é resfriar um ambiente filtrando o ar com o menor ruído possível – com o recurso Inverter, diferencial que permite que o ar trabalhe praticamente sem desligar.

O resultado dessa junção de tecnologias é uma economia de 60% no gasto de energia no funcionamento do aparelho.

Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall Wi-fi Integrado Só Frio

Oferecendo o que há de mais atual quando o assunto é tecnologia de ar-condicionado, o modelo Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall Wi-Fi Integrado é considerado um dos melhores ar-condicionados do momento.

Ele possui conectividade Wi-Fi com compatibilidade Google e Alexa, para que o usuário possa controlar o ar-condicionado usando o seu smartphone ou tablet. Assim, é possível climatizar o ambiente mesmo antes de chegar em casa.

Devido ao uso da tecnologia Inverter, esse equipamento funciona com uma excelente capacidade de economia de eficiência energética, resultando em uma satisfatória economia financeira na conta de energia.

Além do fato do Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall Wi-Fi Integrado oferecer duas funções em um único aparelho: a função de resfriar e a função de aquecer um ambiente.

Como dimensionar o ar-condicionado em qualquer cômodo

Cada ar-condicionado apresenta o seu tamanho e peso líquido mensurável na sua ficha técnica. O tamanho do modelo ideal deve ser mensurado de acordo com o tamanho do ambiente que o usuário deseja resfriar.

Ou seja, é necessário ter um conhecimento da quantidade de m² do cômodo e utilizar o cálculo de BTU para saber qual é a potência necessária que o ar-condicionado precisará apresentar para resfriar o local de maneira satisfatória.

No cálculo do BTU, usa-se como base o m² do ambiente. Normalmente é utilizado 600 BTUs quando o ambiente não tem incidência de sol e 800 BTUs para locais onde há a incidência de raios de luz solar diariamente.

Quantos BTUs por m² um ar-condicionado deve ter?

Segundo a fórmula do cálculo de BTUs, cada m² precisa ter certa de 600 a 800 BTUs para que o ambiente seja resfriado adequadamente. Então, com a quantidade de m² em mãos, o interessado em adquirir um ar-condicionado para o quarto deve somar de 600 a 800 BTUs para cada m² do ambiente.

Dicas de como escolher um ar-condicionado para quarto

O conforto térmico é essencial para o bem-estar dentro de uma casa. Nesse sentido, procurar por um ar-condicionado que supra as suas necessidades individuais e apresente o melhor desempenho é uma boa saída.

Contudo, diante de tantos equipamentos oferecidos no mercado e tantos termos técnicos desconhecidos pela maioria, a tarefa de adquirir um bom ar-condicionado para quarto pode se tornar um grande desafio.

Sendo assim, por meio de dicas objetivas e confiáveis, criamos este tópico com o objetivo de fazer com que os leitores possam realizar uma escolha adequada, ao comprar um ar-condicionado para quarto.

Escolha o local ideal para a instalação

A primeira dica é escolher onde deseja que o ar-condicionado seja instalado. Caso você não tenha nenhum conhecimento a respeito de refrigeração de ambiente, o recomendado é conversar com um técnico em refrigeração para juntos decidir o local ideal de instalação.

melhor ar condicionado em um quarto decorado

Identifique a potência necessária

O ar-condicionado para quarto precisa apresentar a potência necessária para resfriar o cômodo de maneira satisfatória. Então, antes de procurar por um equipamento e realizar a sua compra, faça o cálculo de BTU, para não gastar com um aparelho que ofereça uma potência menor ou maior do que a desejada.

Funções que contribuem com o conforto e economia

Analise quais são as funções do equipamento que colaboram com o conforto e a economia do mesmo. Por exemplo, um ar-condicionado que apresenta baixo ruído é melhor para quem tem sono leve e os equipamentos com a função Inverter apresentam uma melhor economia de energia.

Opte por um ar-condicionado silencioso para o quarto

Por se tratar de um ambiente onde o silêncio é essencial para o bem-estar do usuário, o ar-condicionado do quarto precisa apresentar o menor ruído possível, para não interferir na qualidade do sono.

Não esqueça dos cuidados com a manutenção

Escolher um aparelho que exige um menor número de manutenções para funcionar adequadamente também é uma excelente dica na hora de comprar o seu ar-condicionado para quarto.

tecnico instalando o ar condicionado

As pessoas também perguntam

Quantos BTUs é indicado para um quarto?

Sem a quantidade de m² definidos é impossível dizer qual é a quantidade de BTUs certa para refrigerar um ambiente. Pois, a eficiência da refrigeração depende do cálculo de BTU, que tem como base o m².

Qual BTUs de um quarto 3x3?

Por se tratar de um ambiente de tamanho menor, para refrigerar um quarto com o tamanho 3×3 o usuário pode apostar em um ar-condicionado de até 9000btu/h.

Quantos metros quadrados gela um ar de 12.000 BTUs?

O ar-condicionado de 12.000 BTUs, em um ambiente residencial, resfria uma área de 20m². Já quando se trata de um ambiente comercial, essa quantidade de BTUs é indicada para áreas que tenham somente até 15m².

Quanto custa um ar condicionado ligado 8 horas por dia?

A fórmula do cálculo para saber quanto o seu ar-condicionado irá aumentar o valor da sua conta mensal de energia é o seguinte: KW/h x horas x quantidade de dias /1000. 

Por exemplo, se o seu ar tem 800 Watts e ficará ligado 8 horas diariamente durante 30 dias, basta multiplicar 800 x 8 x 30 / 1000, que significa 192 reais a mais na conta de energia.

Quantos metros quadrados gela um ar de 7500?

Para um ambiente residencial como um quarto, um ar-condicionado com 7500 BTUs é o suficiente para resfriar até 12m². Para ambientes maiores, será preciso investir em um equipamento com mais BTUs.

Quantos BTUs para um quarto de 15m2?

O ar-condicionado indicado para resfriar um ambiente residencial de 15m² é o modelo de 9000 BTU. Lembrando que o cálculo de BTU deve levar em consideração as pessoas e equipamentos eletrônicos do ambiente, podendo apresentar variações.

Quantos BTUs para 13m2?

Com um ar-condicionado de 8000 BTUs, o usuário consegue refrigerar facilmente um ambiente residencial com 13m². Já para áreas comerciais, o indicado é investir em um equipamento mais potente.

Técnico especializado em sistemas de refrigeração e ar condicionado, com profundo conhecimento de diferentes tipos de equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.

São Paulo, SP.

Tópicos do conteúdo