Melhor ar condicionado inverter 24000 btus

Ao buscar um ar-condicionado split, split inverter, de janela ou portátil, primeiro é vital saber quantos metros quadrados o espaço possui. Essa informação é essencial. Por exemplo, para refrigerar um ambiente que possua entre 30 e 40 metros quadrados, uma boa opção é escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs.

Compartilhe este conteúdo

ar condicionado inverter sem fundo

O que considerar na hora de escolher um modelo?

Ao buscar um ar-condicionado split, split inverter, de janela ou portátil, primeiro é vital saber quantos metros quadrados o espaço possui. Essa informação é essencial. Por exemplo, para refrigerar um ambiente que possua entre 30 e 40 metros quadrados, uma boa opção é escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs.

Mas para que você consiga tomar uma decisão ainda mais precisa também é importante fazer o cálculo de potência, ou BTUs, que leva em conta vários fatores. Além disso, é fundamental observar o nível de consumo de energia do ar-condicionado e quais são as suas funcionalidades específicas que proporcionam uma experiência de uso mais agradável. Veja mais a seguir!

Cálculo de BTUs

Os BTUs determinam o nível de potência e a capacidade de resfriamento de um aparelho de ar-condicionado split, inverter ou de janela. Assim, é essencial escolher um modelo de ar-condicionado que tenha a quantidade de BTUs necessária para resfriar e regular a temperatura do ambiente desejado. Há modelos com 9000, 18000, 24000 BTUs, e assim por diante. Para calcular a quantidade ideal de BTUs, é necessário obter algumas informações.

Além de saber quantos metros quadrados o ambiente possui, para calcular corretamente os BTUs é preciso avaliar qual é o clima mais comum na região em que você mora, se a luz solar incide bastante sobre a área, quantas pessoas geralmente circulam naquele ambiente e quantos aparelhos eletrônicos estão no cômodo. Com essas informações, faça o cálculo utilizando as calculadoras de BTUs, disponibilizadas pelos fabricantes em sites e aplicativos.

Quantos metros quadrados gela um ar de 9000 BTUs?

De maneira geral, um aparelho de ar-condicionado de 9000 BTUs é recomendado para refrigerar áreas entre 12 e 15 metros quadrados. Possuem menor potência e geralmente são utilizados em ambientes compactos. Os aparelhos mais utilizados nessa categoria são os modelos de ar-condicionado split ou split inverter.

Quantos BTUs tem que ter um ar condicionado para quarto?

A potência de refrigeração (BTUs) precisa ser adequada ao tamanho do quarto em metros quadrados, para que o ar-condicionado split, inverter ou de janela lance ar frio no ambiente de modo eficiente. Para um quarto com até duas pessoas por metro quadrado, cerca de 600 BTUs são necessários. Com isso em mente, é preciso acrescentar mais 600 BTUS por cada pessoa ou aparelho elétrico que estiver naquele ambiente para chegar ao número estimado de BTUs.

Ruídos

Observar qual é o nível de ruído é fundamental ao escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs, 18000 BTUs ou aparelhos com outros níveis de potência. Isso influencia bastante na experiência de utilização do equipamento, especialmente quando ele fica ligado durante o sono. Um ar-condicionado muito barulhento pode atrapalhar bastante o descanso e até causar problemas auditivos a longo prazo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o volume máximo de ruído que o ouvido humano pode suportar sem causar danos à audição é 50 dB (decibéis). Assim, é indicado observar as especificações do ar-condicionado e conferir se a emissão de ruídos está dentro dessa faixa. Se preferir um modelo ainda mais silencioso, opte por aparelhos de ar-condicionado split que emitem ruídos entre 19 e 47 dB.

Função Sleep

A função Sleep (que pode ter outros nomes de acordo com a marca) é ideal para quem deseja ter uma noite de sono mais agradável durante épocas de calor intenso. Essa funcionalidade permite que você programe o ar-condicionado de modo que a temperatura fique agradável a noite toda, ajustando o grau de refrigeração de acordo com a umidade do ambiente.

O modo Sleep proporciona noites mais tranquilas, sem aquela sensação de abafamento comum em estações quentes, auxiliando para que você tenha uma noite de sono reparadora. A maioria dos modelos de ar-condicionado split inverter 24000 BTUs, 9000 BTUs e outros similares têm essa função integrada.

Função Inverter

Os aparelhos de ar-condicionado inverter sem dúvida são os modelos que mais economizam energia elétrica. Possuem um compressor com tecnologia inovadora, que permite atingir a temperatura ideal com mais velocidade, mantendo a estabilidade. Isso evita os picos de energia, que são oscilações que aumentam o gasto médio de eletricidade.

Tanto o modelo inverter como o dual inverter (uma versão ainda mais econômica) possibilitam que você economize até 77% a mais energia elétrica do que os aparelhos de ar-condicionado split convencionais. Existem modelos inverter com as mais variadas potências. Por exemplo, se você deseja refrigerar um ambiente entre 30 e 40 metros quadrados com máxima economia, uma boa opção é escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs.

Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

Ao buscar o melhor ar-condicionado específico para o quarto, é preciso levar em conta algumas orientações importantes. Primeiro é importante conhecer quais são os modelos disponíveis no mercado, visto que cada modelo possui suas próprias características e indicações. Desse modo, fica mais fácil fazer uma escolha que atenda às suas necessidades de refrigeração.

Depois é preciso pesar as vantagens e desvantagens de cada modelo de ar-condicionado. Isso permite que você tome a melhor decisão de compra possível. Para isso, fizemos uma intensa pesquisa e preparamos um guia completo sobre cada modelo de ar-condicionado, trazendo informações úteis, bem como os pontos positivos e negativos de cada um. Confira a seguir.

1. Ar-condicionado de janela

Esse modelo é bem adequado para quem procura um ar-condicionado tradicional no mercado. Possui apenas uma peça, que pode ser instalada no local desejado com bastante praticidade. Os modelos de ar-condicionado de janela mais utilizados são os de 7500, 10000 e 12000 BTUs, bastante eficientes em refrigerar ambientes menores, como quartos.

Visto que esses modelos estão a mais tempo no mercado, sua instalação é bastante simplificada de realizar. Além disso, os modelos de ar-condicionado de janela atuais possuem diversas funções úteis, como filtros antibacterianos e antialérgicos, que oferecem uma alta camada de proteção contra microorganismos, protegendo a saúde de quem dorme no quarto.

Janela

Ar-condicionado de janela

  • Vantagens

Uma das grandes vantagens do ar-condicionado de janela é sua praticidade para instalar. Visto que é composto por apenas uma unidade, é bem mais fácil de instalar do que o ar-condicionado split, o que permite mais praticidade e otimização do tempo.

Além disso, o modelo de janela é mais barato do que o ar-condicionado split convencional, o que significa maior economia na compra. O ar-condicionado de janela também possibilita uma manutenção mais prática, visto que é um aparelho comum no mercado brasileiro há bastante tempo, sendo mais fácil encontrar um técnico que possa fazer a intalação no quarto, com eficiência.

  • Desvantagens

Um ponto negativo é que o ar-condicionado de janela geralmente emite um nível de ruído um pouco mais alto do que os modelos split, que são conhecidos por serem silenciosos. Essa é uma desvantagem ao instalar o equipamento no quarto.

Algo que também pode ser uma desvantagem ao instalar esse tipo de ar-condicionado é que os modelos mecânicos não possuem controle remoto, sendo necessário levantar da cama para ajustar o equipamento. Outro ponto é que o modelo de janela consome mais eletricidade do que os modelos de ar-condicionado split e inverter, o que pode representar um aumento mais expressivo na conta de luz.

2. Ar-condicionado Split

Os modelos de ar-condicionado split são perfeitos para quem busca aparelhos potentes e modernos. O ar-condicionado split possui duas partes básicas: a condensadora, que é colocada na parte externa do recinto, realizando a tarefa de resfriar o ar e a evaporadora, fixada na parte interior do cômodo e responsável por espalhar esse ar refrigerado no ambiente.

Geralmente o aparelho mais usado para refrigerar quartos entre 12 e 15 metros quadrados é o split de 9000 BTUs, mas o modelo de 12000 BTUs também pode ser utilizado em quartos mais amplos, com até 20 metros quadrados. Os aparelhos também possuem diversas funções inovadoras. Assim, quem busca o melhor ar-condicionado split terá acesso a muitas funcionalidades úteis.

Split

Ar-condicionado Split

  • Vantagens

Os aparelhos de ar-condicionado split possuem um avançado nível de eficiência na refrigeração e regulação da temperatura, devido às suas tecnologias modernas. Os modelos split representam uma importante inovação no segmento de ar-condicionado, sendo ideais para quem busca um equipamento que lance ar frio no quarto de maneira prática e com excelente desempenho.

Outra vantagem interessante é que os aparelhos de ar-condicionado split possuem baixo nível de ruído. Em certos modelos, o ruído é de apenas 19 decibéis, o que permite um sono muito mais tranquilo e sem interferências. Por fim, os aparelhos de ar-condicionado split são bem mais eficientes no consumo de energia do que os aparelhos convencionais de janela.

  • Desvantagens

O que pode representar uma desvantagem é que os aparelhos de ar-condicionado split possuem instalação mais complexa do que os modelos de janela, já que possuem duas estruturas separadas a serem instaladas. Isso exige furos para passar tubulações, a medição correta entre evaporadora e condensadora e outros passos importantes, que precisam ser seguidos à risca para o bom funcionamento do equipamento na refrigeração do quarto.

Os modelos split também necessitam de manutenção tanto na parte interna como na externa, assim é necessário ter disciplina quanto a isso, chamando um técnico habilitado a cada 4 ou 6 meses, para que ele faça uma manutenção caprichada, o que representa um custo.

3. Ar-condicionado Split Inverter

Para quem busca muita economia de energia, o modelo split inverter é o melhor-ar condicionado para o quarto. Esse modelo possui o design dos aparelhos splits, com condensadora e evaporadora separadas, além de um compressor moderno com a tecnologia inverter.

Essa tecnologia permite que o ar-condicionado alcance a temperatura desejada com muito mais velocidade do que os outros modelos e a mantenha estabilizada. Isso evita oscilações e picos de energia, que são responsáveis por aumentar o gasto de eletricidade. Dessa forma, o ar-condicionado split inverter permite uma economia de energia entre 50 e 77%. Alguns modelos mais recentes, que são dual inverter, possuem rotor duplo nos compressores, para aumentar a estabilidade do aparelho.

Inverter

Ar-condicionado Split Inverter

  • Vantagens

A maioria dos modelos de ar-condicionado split inverter possuem funções avançadas para monitorar a energia elétrica gasta pelo aparelho, um ar-condicionado perfeito para quem deseja ter máximo controle e economia na conta de luz. É possível fazer um monitoramento em tempo real através de aplicativos, para acompanhar de perto os gastos durante o mês.

Vários modelos de ar-condicionado split inverter também permitem acesso remoto, através da inteligência artificial. Por meio da conexão com dispositivos inteligentes, como o Google Assistente e Alexa, é possível acessar o aparelho à distância, facilitando bastante os comandos diários. Além disso, para quem busca alta durabilidade, adquirir o melhor ar-condicionado split inverter é uma excelente opção.

  • Desvantagens

Uma desvantagem é que os aparelhos de ar-condicionado split inverter possuem um custo mais elevado que os split comuns, devido à sua tecnologia avançada, eficiência energética e funcionalidades diversas, o que pode pesar um pouco mais no bolso de quem busca adquirir o melhor ar-condicionado para o quarto.

Outro ponto é que o percentual de economia de energia alcançado pelos modelos de ar-condicionado split inverter não é 100% preciso, já que pode variar de acordo com fatores como o uso do aparelho de ar-condicionado e a qualidade do ar. Também é necessário fazer a manutenção regular, que exige investimento de tempo e dinheiro.

4. Ar-condicionado portátil

Esse modelo de ar-condicionado possui uma peça única e não é projetado para ser fixado em alguma parede, como o modelo de janela, por exemplo. Portátil, é bastante indicado para quem se muda com frequência ou deseja ter mais mobilidade para levar o aparelho de ar-condicionado a outros locais, visto que o modelo possui rodinhas para facilitar o transporte.

Possui uma mangueira integrada ao aparelho, que precisa ser acoplada a uma janela do cômodo, para eliminar o ar quente do ambiente. Os modelos de ar-condicionado portáteis possuem entre 9000 e 12000 BTUs, o que oferece excelente desempenho na refrigeração de ambientes menores, como quartos.

Portátil

Ar-condicionado portátil

  • Vantagens

O ar-condicionado portátil oferece uma excelente vantagem: possui uma instalação mais simplificada do que outros modelos no mercado, já que não é necessário quebrar paredes, fazer furos ou alterar a fachada, o que facilita o uso de ar-condicionado em quartos de imóveis alugados, que não podem receber muitas mudanças no projeto.

Desse modo, ao adquirir o melhor ar-condicionado portátil é possível economizar na instalação, não sendo necessário contratar um técnico especializado (basta seguir o manual do aparelho de ar-condicionado). Outro ponto importante é que já existem aparelhos portáteis com tecnologia inverter, que além de oferecer mobilidade também auxiliam na economia de energia elétrica.

  • Desvantagens

Uma desvantagem observada por vários usuários é que esse modelo não é tão pequeno e leve para transportar, apesar de ser portátil. Também possui uma mangueira que precisa ser acoplada a uma janela. Assim, para mudar o equipamento de lugar é necessário remover a mangueira da janela e mudá-la para outra, o que leva tempo também.

Além disso, os modelos de ar-condicionado portáteis fazem mais barulho que os aparelhos split, que emitem ruídos bem baixos. Por isso, alguns podem considerar uma desvantagem adquirir um aparelho de ar-condicionado portátil para usar no quarto, visto que pode atrapalhar o descanso de quem possui um sono mais leve.

Dicas de como escolher um ar-condicionado para quarto

Há outras orientações importantes que podem te ajudar bastante a escolher o melhor ar-condicionado para quarto, auxiliando em sua decisão. Por exemplo, optar por um equipamento com a potência adequada em BTUs é fundamental para que o ar-condicionado ofereça o equilíbrio exato na refrigeração do quarto.

Decidir o local da instalação também faz toda a diferença no funcionamento do aparelho e na economia de eletricidade. Continue a leitura e confira mais sobre esses e outros aspectos que são essenciais para escolher o melhor ar-condicionado.

1. Escolha o local ideal para a instalação

Escolher o local mais apropriado para a instalação do ar-condicionado é fundamental, já que alguns fatores podem interferir negativamente no funcionamento do equipamento. Por exemplo, ao instalar um ar-condicionado split, é vital fixar a condensadora externa em um local bem arejado, para que a circulação de ar seja mais eficaz.

Evite instalar o ar-condicionado em paredes que recebem muito sol, porque o aquecimento diminui a durabilidade do equipamento e aumenta o gasto de energia elétrica. Ao instalar tanto o modelo split como o de janela, prefira fazer a fixação em áreas livres do quarto, como no espaço da parede acima da cama ou da janela, tomando cuidado para não colocar a saída de ar sobre aparelhos elétricos.

2. Identifique a potência necessária

É importante saber quantos BTUs de potência o seu aparelho de ar-condicionado precisa ter para refrescar o quarto com eficiência. Os modelos mais adequados para climatizar quartos que possuem entre 12 e 15 metros quadrados são os aparelhos de ar-condicionado 9000 BTUs.

Modelos com 12000 BTUs podem ser utilizados em dormitórios amplos, entre 15 e 20 metros quadrados. Para refrigerar ambientes maiores, existem modelos de ar-condicionado de 24000 BTUs, 31000 BTUs e superiores. Mas como já foi falado, a escolha da potência em BTUs precisa levar em consideração a incidência de sol na região e o número de pessoas que dormem no quarto. Portanto, sempre utilize a calculadora de BTUs para te auxiliar nessa análise.

3. Funções que contribuem com o conforto e economia

Para adquirir o melhor-ar condicionado para o quarto, é vital observar quais são as suas funcionalidades práticas. Certas funções são extremamente vantajosas, visto que possibilitam uma experiência mais agradável ao utilizar o ar-condicionado nesse ambiente. Por exemplo, as funções Sleep, Eco Noite e outras (dependendo da marca) colaboram para uma boa noite de sono, regulando a temperatura e a umidade do ar de maneira eficiente e estável.

Além disso, os modelos split inverter alcançam a temperatura mais rapidamente e sem oscilações, o que resulta em muita economia de eletricidade. Assim, leve em consideração essas informações ao fazer a sua escolha do melhor ar-condicionado.

4. Opte por um ar-condicionado silencioso para o quarto

Escolher um aparelho mais silencioso é uma excelente opção ao obter o melhor ar-condicionado para o quarto. Um equipamento que emite baixo nível de ruído permite que você tenha uma noite de descanso mais tranquila e relaxante. Os modelos split são bem conhecidos por serem silenciosos, o que favorece um descanso tranquilo.

Um aparelho de ar-condicionado silencioso também é ótimo para ser fixado no quarto de crianças pequenas e bebês, porque promove um ambiente mais propício ao relaxamento e ao sono, durante a noite toda. Para obter todos esses benefícios, dê preferência a modelos com um nível de ruído 19 e 47 dB.

5. Não esqueça dos cuidados com a manutenção

Ao instalar o melhor ar-condicionado para quarto, é necessário ter em mente a necessidade de uma manutenção regular. Um equipamento de ar-condicionado split, de janela, portátil ou inverter precisa da manutenção apropriada, de acordo com o modelo. Primeiro, é vital limpar os filtros todo mês em épocas de muito uso e realizar a troca completa dos filtros entre 4 e 6 meses.

Ao adquirir um ar-condicionado de janela, split ou split inverter também é fundamental realizar uma manutenção preventiva por um técnico de ar-condicionado habilitado, pelo menos uma vez a cada 6 meses, A inspeção periódica é um investimento, porque previne o aparecimento de problemas no equipamento, que reduzem a sua durabilidade e aumentam o gasto de energia.

As pessoas tambem pergutam

  • Quantos BTUs é indicado para um quarto?

Como recomendação geral de especialistas, um ar-condicionado de 9000 BTUs é suficiente para refrigerar um quarto que possua entre 12 e 15 metros quadrados. Para quartos maiores, entre 15 e 20 metros quadrados, é indicado utilizar modelos com 12000 BTUs. É importante adquirir um ar-condicionado adequado ao tamanho do quarto, porque um aparelho com potência muito baixa não irá resfriar o ambiente de modo rápido e eficaz.

Por outro lado, utilizar um ar-condicionado com potência maior do que a necessária, como o aparelho de ar-condicionado 18000 BTUs ou ar-condicionado inverter 24000 BTUs, não é recomendado, porque pode deixar o quarto muito gelado, além de consumir energia desnecessária. Assim, é fundamental levar em conta essas informações ao adquirir o melhor ar-condicionado para o seu quarto.

  • Qual BTUs de um quarto 3×3?

Se um quarto é 3×3, ou seja, possui 3 metros de comprimento por 3 metros de largura (9 metros quadrados) é indicado adquirir um ar-condicionado de 7500 BTUs, que é bastante eficiente dentro desse perímetro. Existem excelentes modelos de ar-condicionado split e split inverter de 7500 BTUs.

Aparelhos de ar-condicionado com potência mais baixa são perfeitos para ambientes menores, pois lançam ar frio e regulam a temperatura de maneira equilibrada, sem esfriar demais. Além disso, são eficientes na economia de energia elétrica. Mas para ambientes maiores, entre 30 e 40 metros quadrados, uma boa opção é escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs.

  • Quantos metros quadrados gela um ar de 12.000 BTUs?

Um aparelho de ar-condicionado de 12000 BTUs é adequado para resfriar um ambiente entre 15 e 20 metros quadrados. Esse modelo de ar-condicionado é ótimo para regular a temperatura de dormitórios grandes ou salas. Os modelos de ar-condicionado split ou split inverter de 12000 BTUs possuem uma potência moderada bem eficaz na refrigeração desse tipo de ambiente.

Usar um aparelho de ar-condicionado de 12000 BTUs para resfriar um ambiente maior do que 20 metros quadrados não é recomendado. O ar-condicionado com essa potência não terá alcance eficaz em áreas maiores, vai gastar mais energia elétrica devido aos picos e e não vai climatizar o ambiente.

  • Quantos metros quadrados gela um ar de 9000 BTU?

Para resfriar cômodos com dimensões entre 12 e 15 metros quadrados, o ar-condicionado de 9000 BTUs é o mais indicado. Esse modelo possui alta performance em espaços pequenos, deixando o ambiente bem refrigerado e com uma temperatura agradável.

Para que o ar-condicionado de 9000 BTUs ofereça alto desempenho na refrigeração e economia de energia, é importante sempre manter a porta do quarto bem fechada. Isso evita a perda de temperatura, que força o aparelho a funcionar com mais energia, resultando em aumento na conta de luz. Dessa forma, você alcançará o máximo potencial do seu aparelho de ar-condicionado.

  • Quanto custa um ar condicionado ligado 8 horas por dia?

Para obter essa resposta é necessário fazer o seguinte cálculo: potência (W) x tempo (H) / 1000 x a tarifa atual do KWh/mês. Para isso, primeiro você deve verificar qual é o consumo médio de energia do ar-condicionado em watts. Poderá encontrar essa informação no manual ou nas especificações do ar-condicionado. Também é preciso conferir qual é a tarifa atual do kw/h cobrada na região onde você mora.

Para exemplificar: vamos dizer que um aparelho de ar-condicionado 24000 BTUs tem um gasto médio de 2050 watts: Multiplique 2050 x 8 horas x 30 dias, e divida por 1000 = 492. Então multiplique esse valor pela tarifa kwh atual (R$ 0,40) = R$196,8.

  • Quantos metros quadrados gela um ar-condicionado de 7500 BTUs?

Os modelos de ar-condicionado com 7500 BTUs geralmente possuem um alcance adequado para cômodos entre 9 e 12 metros quadrados. Possuem uma potência de ar frio mais limitada, mas são bastante eficientes no consumo de energia, especialmente se você optar por modelos inverter, que são ainda mais eficazes na economia de eletricidade.

Visto que os aparelhos de ar-condicionado de 7500 BTUs possuem menor alcance, são bastante indicados para uso em cômodos pequenos, como escritórios home office, quartos compactos, closets, salas de TV e outros. Desse modo, se você busca o melhor ar-condicionado para refrigerar esses locais em épocas quentes, escolher um modelo de 7500 BTUs é a opção mais apropriada. Para resfriar salas ou cômodos maiores, prefira escolher o melhor ar-condicionado inverter 24000 BTUs.

  • Quantos BTUs para um quarto de 15m² ?

O aparelho de ar-condicionado que oferece maior resultado de alcance e potência de refrigeração para ambientes com 15 metros quadrados é o modelo de 9000 BTUs. Esse ar-condicionado é comprovadamente eficaz em regular a temperatura de áreas entre 12 e 15 metros quadrados.

É o melhor ar-condicionado para quem possui um quarto ou escritório com esse tamanho, visto que irá refrigerar o ambiente de modo equilibrado. Alguns modelos dessa categoria também possuem a função para aquecimento, o que é perfeito em dias mais frios, trazendo versatilidade para o aparelho de ar-condicionado.

  • Quantos BTUs para 13m² ?

O melhor ar-condicionado para espaços com 13 metros quadrados é o modelo com 9000 BTUs. Os modelos com essa potência resfriam com eficácia ambientes pequenos, especialmente quartos. Desse modo, são perfeitos para quem busca um ar-condicionado que amenize o calor noturno em estações quentes, favorecendo o descanso.

Para ter ainda mais qualidade de sono, é importante usar o ar-condicionado 9000 BTUs da maneira indicada pelo fabricante e sempre fechar entradas que podem causar escape de ar, prejudicando o desempenho do ar-condicionado. Isso garante uma noite tranquila de sono, além de auxiliar na economia de energia elétrica.