Como escolher ar-condicionado para quarto

O quarto, para ser considerado confortável, é um ambiente da casa que precisa oferecer um bom conforto térmico. Sendo assim, saber como escolher ar-condicionado para quarto ideal é essencial para ter uma boa noite de sono.

Compartilhe este conteúdo

ar condicionado branco sem fundo

O quarto, para ser considerado confortável, é um ambiente da casa que precisa oferecer um bom conforto térmico. Sendo assim, saber como escolher ar-condicionado para quarto ideal é essencial para ter uma boa noite de sono.

Portanto, se você ainda é um leigo no assunto, e deseja comprar o ar-condicionado ideal para o seu quarto, veio ao lugar certo! Aqui, selecionamos algumas dicas valiosas de como descobrir qual é o melhor aparelho de ar para você. Acompanhe!

O que considerar na hora de escolher um modelo?

Existem diferentes fatores que indicam como escolher ar-condicionado para quarto, que opere de forma satisfatória. Afinal de contas, apesar de cada aparelho ser único quando se trata de funcionalidades, há algumas particularidades que podemos observar em quase todos eles.

Por exemplo, a quantidade de BTUs que está sendo disponibilizada, se ele é um aparelho silencioso ou apresenta bastante ruído de funcionamento. Além disso, a ficha técnica dos ares-condicionados também deve indicar a sua voltagem e se ele oferece alguma funcionalidade extra, como a função sleep, que proporciona um sono mais tranquilo.

Fora isso, também não podemos esquecer de verificar se o aparelho de ar é um equipamento econômico. Pois, dependendo do ar-condicionado, caso ele não seja cuidadosamente selecionado, você pode ter uma grande surpresa na sua conta de energia.

Nesse contexto, confira a seguir quais são os principais pontos a serem observados na hora de decidir como escolher ar-condicionado para quarto:

Cálculo de BTUs

O BTU, que é a abreviação para o termo British Thermal Unit, é uma unidade de medida de energia de resfriamento. Ou seja, ele é usado para saber exatamente qual potência o ar-condicionado precisa ter para resfriar adequadamente o local.

Para realizar o cálculo de BTUs, basta somar 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente – já que esse cálculo leva em consideração a metragem do local, com mais 600 BTUs para casa pessoa que usa o quarto e mais 600 BTUs para cada aparelho que irradia calor no local.

Contudo, caso o seu quarto receba uma incidência solar direta durante várias horas do dia, ao invés de levar em consideração os 600 BTUs do cálculo, é necessário subir o valor para 800 BTUs ao aplicar o cálculo na fórmula.

Quantos metros quadrados gela um ar de 9000 BTUs?

Com base no cálculo de BTUs, um ar-condicionado de 9000 BTUs tem capacidade de refrigerar um local que tenha entre 12 a 15 metros quadrados, dependendo da incidência solar no local. Sendo que, o BTU é o principal fator a ser observado na hora de decidir como escolher ar-condicionado para quarto.

Quantos BTUs tem que ter um ar condicionado para quarto?

Não existe uma quantidade definida de BTUs para os ares-condicionados de quarto. Afinal de contas, para saber se um ar vai refrigerar o ambiente adequadamente, é preciso realizar o cálculo de BTUs, que tem como base o m² do lugar.

Ruídos

O sono é essencial para que o ser humano possa descansar e apresentar uma melhor produtividade durante os seus dias. Nesse sentido, é essencial que o ar-condicionado seja um aparelho bastante silencioso.

Visto que, até então, não existe nenhum aparelho de ar que não apresente nenhum ruído durante o seu funcionamento. Entretanto, já existem ares-condicionados que oferecem ruídos baixíssimos, que são quase imperceptíveis.

Sendo que, saber como escolher ar-condicionado para quarto de acordo com o seu nível de ruído, permite criar um ambiente mais acolhedor, já que o quarto terá conforto térmico sem interferir na qualidade do seu sono.

Função sleep

Além do seu funcionamento base, os aparelhos de ares-condicionados oferecem algumas funcionalidades para proporcionar um maior conforto para o seu usuário. Por esse motivo, quando o assunto é como escolher ar-condicionado para quarto, não podemos deixar de fora a função sleep.

Isso porque, ela oferece uma redução no valor de energia durante as noites, já que esse recurso programa o desligamento do ar de forma automática durante o sono. Dessa forma, o usuário pode fazer a regulação da temperatura durante as fases do sono, além de desligar o ar de madrugada, quando estiver naturalmente mais fresco.

Função Inverter

Não existe uma maneira de como escolher ar-condicionado para quarto econômico, sem optar por um aparelho que tenha a função Inverter. Afinal de contas, o ar-condicionado Inverter funciona de forma contínua, sem precisar ficar desligando e ligando para realizar o ajuste de temperatura.

Assim, para exemplificar, os ares-condicionados convencionais são menos econômicos porque ao ligar e desligar para realizar o ajuste da temperatura desejada pelo usuário, ele consome mais energia elétrica, aumentando consideravelmente a conta mensal de energia, mesmo tendo o Selo Procel do tipo A.

Verifique a voltagem do equipamento

Uma dica importantíssima de como escolher ar-condicionado para quarto é ficar atento à voltagem do aparelho. Pois, o ar-condicionado escolhido deve ter a mesma voltagem utilizada na sua casa.

Por exemplo, se o seu quarto tem terminais com a voltagem de 220V, essa também deve ser a voltagem do seu aparelho de ar. Visto que, comprar um aparelho com uma voltagem diferente pode danificá-lo assim que for ligado.

Quais os melhores modelos de ar-condicionado para quarto?

Neste tópico selecionamos 4 modelos de ares-condicionados existentes, para que você possa determinar qual é o melhor aparelho de ar-condicionado para você, com base nas suas exigências pessoais.

Para início de conversa, apesar dos ares-condicionados terem o mesmo objetivo: resfriar ou aquecer um ambiente, cada um deles oferecem diferentes funções de acordo com a sua estrutura, sendo únicos.

Assim, para saber como escolher ar-condicionado para quarto e acertar em cheio na sua decisão, não deixe de conferir os equipamentos abaixo:

1. Ar-condicionado de janela

Apesar de ter um nome considerado peculiar, o ar-condicionado de janela não difere muito dos outros equipamentos de refrigeração do mercado. Ele recebe esse nome porque para a sua instalação é necessário fazer um rasgo na parede do quarto, para a sua instalação.

Além disso, o ar-condicionado de janela, como o seu próprio nome diz, também pode ser instalado na janela do cômodo, evitando ter que cortar a parede. Contudo, a instalação na janela é um pouco mais complicada, já que o indicado é não ter nenhum empecilho que possa interferir na circulação do feixe de ar, como móveis e pessoas.

Sendo que ele é composto por apenas uma estrutura, que une as partes condensadora e evaporadora. Por esse motivo, existe a necessidade de ser instalado com uma parte para dentro e outra parte para fora do cômodo.

janela

Ar-condicionado de janela

2. Ar-condicionado Split

Devido a sua fácil instalação, economia de energia e beleza, o ar-condicionado split é um dos queridinhos, independente do cômodo que vai ser instalado. Esse aparelho recebe esse nome porque a palavra split quer dizer dividido.

Logo que, ele é composto por duas partes, a parte evaporadora que vai dentro do ambiente e serve para succionar o ar quente com o seu ventilador, além de filtrar as impurezas do ar. E a parte condensadora, que fica para fora do ambiente e se conecta a parte evaporada através de tubos.

Visto que, em comparação com o ar-condicionado de janela, devido a sua estrutura dividida, o ar-condicionado split oferece uma melhor economia de energia e é um aparelho considerado mais silencioso. Por isso, vale a pena mantê-lo nas dicas de como escolher ar-condicionado para quarto

Split

Ar-condicionado Split

3. Ar-condicionado Split Inverter

No caso do ar-condicionado split Inverter, ele é uma excelente opção para aqueles que procuram por um aparelho extremamente econômico. Já que o ar-condicionado split é econômico por natureza, e quando associado a tecnologia Inverter, oferece uma economia energética que pode chegar até 70%.

Com relação a sua estrutura, o equipamento split inverter também é dividido em duas partes, a condensadora e a evaporadora. Sendo que o seu diferencial está somente na tecnologia Inverter integrada. Lembrando que a economia é uma parte importante das dicas de como escolher ar-condicionado para quarto.

Inverter

Ar-condicionado Split Inverter

4. Ar-condicionado portátil

Como o próprio nome diz, os ares-condicionados portáteis são os aparelhos que não precisam ser instalados, seja na janela ou na parede. Isso porque, eles são unidades de refrigeração móveis, que podem ser transportadas facilmente para qualquer cômodo da casa.

Até pouco tempo, muitas pessoas tinham um certo preconceito com os ares-condicionados portáteis, porque eles não ofereciam uma potência satisfatória. Contudo, muitas marcas já disponibilizam ares-condicionados portáteis capazes de resfriar um quarto menor. Por esse motivo, vale a pena dar essa dica no nosso texto de como escolher ar-condicionado para quarto.

Portátil

Ar-condicionado portátil

Então, qual ar-condicionado ideal para o quarto?

Com as dicas vistas até aqui, podemos dizer que o melhor ar-condicionado para quarto é aquele que oferece um funcionamento satisfatório, a um bom custo-benefício.

Entretanto, como cada pessoa procura características específicas para considerar um ar bom ou não, de acordo com seus requisitos pessoais, é impossível citar um aparelho de refrigeração, de forma geral, mais indicado para se ter em um quarto.

Dicas de como escolher um ar-condicionado para quarto

A seguir, selecionamos algumas dicas úteis de como escolher ar-condicionado para quarto, para que você possa adquirir o equipamento de refrigeração certo. Confira!

1. Escolha o local ideal para a instalação

Antes de qualquer coisa, você deve escolher o local em que deseja instalar o seu ar-condicionado, para saber qual é o tamanho adequado do aparelho que você precisa comprar e qual modelo adquirir.

Sendo que, existem algumas regras quanto à instalação do ar. Como por exemplo, o aparelho não deve receber incidência de raios solares diretos. Nesse sentido, se você não possui nenhum conhecimento a respeito da instalação de um aparelho de ar, busque pela consultoria de um profissional para te ajudar na tarefa de como escolher ar-condicionado para quarto e onde instalá-lo.

2. Identifique a potência necessária

A potência de um ar-condicionado está diretamente ligada à sua quantidade de BTUs. Assim, quanto maior o número de BTUs de um aparelho de ar, mais potente ele será. Visto que, a quantidade de BTUs é muito importante na hora de decidir como escolher ar-condicionado para quarto.

Pois, para saber a quantidade de BTUs necessária para resfriar o seu quarto satisfatoriamente, é preciso fazer o cálculo de BTUs indicado neste texto, que leva em conta o tamanho do ambiente.

3. Funções que contribuem com o conforto e economia

Muitas funcionalidades do ar-condicionado, como a função timer e a função sleep, ajudam o usuário a ter um maior conforto. Isso porque, a função timer permite ligar e desligar o ar de forma automática, fazendo um pré-agendamento.

Além disso, a função sleep, principalmente nos aparelhos de ar-condicionado mais modernos, faz ajuste de temperaturas durante o sono, para proporcionar um melhor conforto térmico.

Assim, também não podemos esquecer de procurar por funções que aumentam a economia do aparelho, como por exemplo a função Inverter.

4. Opte por um ar-condicionado silencioso para o quarto

O quarto é um lugar de descanso e acolhimento. Nesse sentido, adquirir um ar-condicionado que faça muito barulho pode resultar em maiores dores de cabeça.

Sendo assim, na hora de dar dicas de como escolher ar-condicionado para quarto, priorizamos ressaltar a importância de um aparelho que seja silencioso. Atualmente, as marcas de ares-condicionados já disponibilizam equipamentos que operam com 19 decibéis.

Isso significa que o ar-condicionado é mais silencioso que uma biblioteca, que geralmente fica em torno 36 decibéis de ruído.

5. Não esqueça dos cuidados com a manutenção

Assim como qualquer outro equipamento elétrico, é necessário prestar bastante atenção ao ar-condicionado, para que ele tenha uma vida útil longa e funcione da maneira adequada.

Assim, sempre que necessário, faça manutenções na sua unidade de refrigeração e não espere que um problema chegue ao extremo para chamar um técnico. Isso porque, a falta de manutenção pode deixar o seu ar inoperável.

6. Analise bem o local da instalação

Como dito anteriormente, independente do modelo do ar-condicionado, ele não deve ser instalado de qualquer forma, em qualquer parte do quarto. Isso porque, o seu bom funcionamento depende diretamente do seu local de instalação.

Por exemplo, um ar-condicionado instalado em uma parede que recebe incidências de raios solares diretos durante boa parte do dia, terá uma menor eficiência na hora de resfriar o ambiente.

Além disso, o ar-condicionado também precisa estar em um lugar cujo seus feixes de ar não sejam bloqueados por móveis, janelas ou pessoas. Afinal de contas, para resfriar um local satisfatoriamente, o ar precisa circular sem empecilhos pelo ambiente.

Como cuidar do ar-condicionado para quarto?

Agora que você já sabe como escolher ar-condicionado para quarto, chegou a hora de aprender como manter o seu aparelho bem cuidado, visando uma vida útil mais longa para o seu equipamento.

Para começar, uma dica simples que deixará o seu ar-condicionado sempre bem cuidado é priorizar uma boa higienização do aparelho. Afinal de contas, além de resfriar o ambiente, os filtros do equipamento também removem as impurezas do ar, armazenando-as em seus filtros.

Além disso, realizar as manutenções necessárias sempre que preciso, sem ficar formando o seu aparelho a funcionar mesmo apresentando defeitos, ajuda a prolongar a vida útil do seu ar.

Assim como qualquer outro aparelho, quanto mais for usado, menor será a sua vida útil. Portanto, evite deixar o seu ar-condicionado operando 24h por dia, mesmo que você não esteja no ambiente.